Bairro Shopping Park é destaque na revista Elle

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
03/10/2017 - 17:25 - atualizado em 24/10/2017 - 11:08

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida no espaço urbano dos moradores do bairro, promovendo sua autonomia com sustentabilidade em todas as dimensões do território, surgiu o Programa Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Território (Dist). O projeto é idealizado, em âmbito nacional, pelo Fundo Sócio-Ambiental (CAIXA) - responsável pelo edital no qual a UFU foi selecionada. Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Uberlândia e da ONG Estação Vida, o projeto atende o bairro Shopping Park, o primeiro destino de suas ações em Uberlândia. A iniciativa tem impacto em cerca de 25 mil moradores do bairro, segundo a professora Gláucia Carvalho Gomes, coordenadora geral do Programa Dist-Shopping Park.

O Dist foi constituído quando Gláucia era diretora de extensão da Proexc/UFU (2013-2016), conjuntamente com os cidadãos do local de atuação do projeto; e teve início em janeiro de 2016. O programa oferece gratuitamente cursos e oficinas de formação e capacitação a crianças, jovens, adultos e idosos, que variam desde esportes, lazer e educação, até o suporte de desenvolvimento de empreendimentos individuais e coletivos, relacionados a atuação profissional, com o objetivo de gerar renda.

Sentada a estilista e empresária Patrícia Bonaldi, com as alunas do Curso de Bordado e Pedrarias sendo, da esq p/ a dir: a instrutura Gleice Moreira, com as alunas Dayane, Marilú, Renata e Marta.

Um dos projetos que se destaca no programa é o do curso de formação profissional, de bordado em pedraria, com alto fator de geração de renda, por ser uma opção ou não, de trabalho para as cursistas (todas mulheres até agora), além de promover qualificação técnica.  Em entrevista, a professora Gláucia, explica que objetivando a relação das cursistas do “bordado em pedraria”, com o mercado de trabalho, buscou contato com a marca de roupas, Bonaldi, para uma possível parceria. A marca, que é presidida pela estilista Patrícia Bonaldi, natural de Uberlândia, e que tem mais de uma década de atuação no mercado brasileiro, prontamente atendeu à solicitação do Dist. Num primeiro momento, houve a doação dos materiais necessários para a realização do curso.

Consolidada a parceria com a estilista, vieram mais frutos na 3ª edição do curso, onde a marca forneceu o financiamento completo do mesmo. Além de disponibilizar capacitação profissional ás mulheres cursistas. O sucesso desta parceria, viabilizada pelo Dist/Proexc com a estilista uberlandense, ganhou destaque na edição da revista Elle, de circulação nacional (nº 352 - setembro/2017). A Elle é uma revista que vem se destacando no cenário fashion brasileiro. O veículo é um dos poucos da atualidade a tratar a moda de maneira conscientizada abrangendo a representatividade no meio - o conteúdo é publicado de maneira inteligente e aprofundada.

A coordenadora do projeto conta que para o futuro, os planos são ainda maiores. Está em construção, no aprofundamento da parceria, o desenvolvimento de peças -  inicialmente capas para almofadas - produzidas pelo projeto em parceria com o grupo Bonaldi. Também está sendo estudada a possibilidade de, depois de finalizadas, serem comercializadas pelo próprio grupo. Gláucia esclarece que, a ideia é de que 50% do valor total líquido das vendas retorne ao projeto, para sua própria continuidade. Assim, um ciclo será criado e cada vez mais pessoas poderão ser beneficiadas com a iniciativa.

A professora Glaucia Carvalho Gomes é graduada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição na qual também concluiu mestrado e doutorado. É docente pela UFU, desde 2008, atuando principalmente nos temas de expansão urbana, produção do espaço, revalorização urbana, periferia e crescimento demográfico; região e regionalização e geopolítica. No período de 2013-2016 também coordenou o Comitê Gestor de Formação Continuada de Professores da Educação Básica da Rede Pública, da UFU. Desde 2015 coordena o projeto Dist-Shopping Park.

O Dist-Shopping Park, na Proexc, é parte integrante das ações de sua Divisão de Relações Comunitárias (Dvico) e, de acordo com sua coordenadora, Valéria Maria Rodrigues, é catalogado como um programa, uma vez que abrange 30 projetos. Valéria explica que o Dist é uma das poucas iniciativas universitárias que tem os cinco pontos chaves de um programa institucional: fomento à melhoria da formação discente durante a graduação; indissociabilidade da tríade: ensino, pesquisa e extensão; transformação social, multidisciplinaridade, e troca entre o saber acadêmico e o popular.

Valéria Maria Rodrigues e Gláucia Carvalho Gomes

O projeto conta ao todo com uma equipe de 55 pessoas trabalhando diretamente no espaço cedido pela Prefeitura de Uberlândia através da Secretaria de Cultura, o Centro Esportivo Unificado Olímpio Silva “Pai Nego”, no bairro Shopping Park. Conta ainda com 17 bolsistas de extensão selecionados através dos editais da Proexc. Valéria enfatiza que essa parceria com a UFU através da Proexc, é essencial para a existência do projeto e este é uma ferramenta que fortalece o desempenho pleno em relação ao papel social da universidade. O desafio do grupo agora é, segundo Gláucia, potencializar o projeto e expandir sua divulgação e alcance.

Para saber mais CLIQUE AQUI

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.