Evento na UFU reúne congadeiros da região de Minas Gerais

Reunião Regional de Congadeiros de Minas Gerais acontece neste fim de semana
Daniel Boechat, estagiário da Dicult
18/05/2018 - 17:38 - atualizado em 18/05/2018 - 17:38

Acontece, nos dias 19 e 20 de Maio, a Reunião Regional de Congadeiros de Minas Gerais, com realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan – MG). O evento acontecerá no auditório do bloco 3Q, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.

A Reunião contará com a presença de representantes dos congadeiros de 34 municípios e pretende ampliar os diálogos a respeito do processo de registro das Congadas de Minas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN, assim como discutir a continuidade das ações. Essa será a segunda reunião regional. A primeira foi realizada em abril, em Montes Claros, com os congadeiros de 24 municípios da região de Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Noroeste do estado.

Patrimônio Cultural Imaterial

O processo de Registro das “Congadas de Minas” como Patrimônio Cultural do Brasil partiu de uma proposta, feita em 2008, das prefeituras municipais de Uberlândia, Campos Altos, Frutal, Monte Alegre; da Fundação Cultural de Uberaba; e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).

O passo seguinte foi a realização de Levantamento Preliminar previsto no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), por meio de pesquisa bibliográfica; contato com associações de congadeiros, prefeituras e paróquias; visitas a alguns municípios; e entrevistas com lideranças congadeiras no estado. Ao longo de mais de dois anos de pesquisas, foram identificadas manifestações relacionadas aos congados em 332 municípios mineiros, sendo 701 festas e 1.174 grupos.

A apresentação do resultado dessas pesquisas às comunidades congadeiras visa ampliar as discussões sobre o processo de reconhecimento do bem junto àqueles que estão diretamente envolvidos com essa expressão cultural. A iniciativa leva em consideração os princípios norteadores da Política Nacional de Patrimônio Imaterial, que incentiva a participação dos detentores em todas as etapas do processo de reconhecimento e salvaguarda de suas manifestações culturais.

Os credenciamentos da Reunião começam às 8h do dia 19/05, e o encerramento será no dia 20/05, a partir das 15h45.