"Dia da Geografia" traz novas visões da disciplina no dia-a-dia de alunos

Evento é parte do Projeto AFIN e mostrará a alunos do ensino médio como a geografia está inserta em suas vidas
Por Juliana Tobias, estagiária em graduação, ObEXC
26/06/2018 - 16:58 - atualizado em 10/08/2018 - 15:09

O “Dia da Geografia - Por uma Geografia de Possibilidades” é um evento organizado pelos professores bolsistas e coordenadores do Projeto de extensão Ações Formativas Integradas (AFIN) de Monte Carmelo.

O público alvo são os alunos do terceiro ano do ensino médio que fazem parte do Projeto AFIN do Campus Monte Carmelo, este projeto visa preparar estes alunos participantes para as provas de vestibular e Enem. O dia da Geografia possui o objetivo de demonstrar aos alunos o ramo da Ciência Geográfica, tirando-os a imagem que só se é possível a Geografia Escolar, o que justifica o nome “Por uma Geografia das Possibilidades”, justamente por mostrar como há um mundo além da sala de aula.

Serão ministradas palestras com profissionais da área das Ciências Geoespaciais, os quais relatarão experiências de trabalho, mostrando equipamentos utilizados durante o dia-a-dia e também realizando atividades práticas com a participação dos alunos.

Além das palestras, será realizado o concurso de fotografia “Múltiplos Olhares para a Paisagem Regional”, no qual os alunos do cursinho poderão concorrer com fotos de autoria própria demonstrando o seu olhar sobre a paisagem regional. O tema proposto fomenta resgatar e despertar o sentimento de pertencimento dos alunos em relação à paisagem geográfica na qual estão inseridos, demonstrando por meio da fotografia a vida e os costumes da Região do Triângulo Mineiro. Neste concurso serão premiadas as três melhores fotografias.

Este evento possui grande importância na inserção dos alunos cursistas, e futuros discentes, ao ambiente acadêmico, além de despertar o interesse nesta área. Outro ponto importante é a promoção da socialização entre os alunos, professores e o corpo administrativo do cursinho AFIN.

O Dia da Geografia será realizado nesta terça-feira, 26 de junho, a partir das 19 horas, na sala 1B405 do Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia. O público será dividido em duas turmas, que terão a primeira palestra conjuntamente e depois se separarão para as atividades práticas.

Cronograma do Dia da Geografia

Turma A:

19:00 - Palestra: Por dentro da Geografia Palestrante: Msc. Juliana Abreu Crosara Petronzio

20:00 - Palestra: Experimento com Rochas Palestrante: Drª Marília Inês Mendes Barbosa.

20:45 - Coffe Break - EXPOSIÇÃO E VOTAÇÃO DAS FOTOS DO CONCURSO

21:15 - Palestra: (Re)conhecendo a ciência e equipamentos Geoespaciais. Palestrante: Drº Gabriel do Nascimento Guimarães.

Turma B:

20:00 - Palestra: (Re)conhecendo a ciência e equipamentos Geoespaciais. Palestrante: Drº Gabriel do Nascimento Guimarães.

20:45 - Coffee Break - EXPOSIÇÃO E VOTAÇÃO DAS FOTOS DO CONCURSO

21:15 - Palestra: Experimento com Rochas Palestrante: Drª Marília Inês Mendes Barbosa.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Juliana Tobias, estagiária de graduação em Jornalismo; e supervisão de Denilson Carrijo, coordenador administrativo do ObEXC