Programa de Apoio à Cultura - PIAC Edital 2020

26/11/2019 - 16:10 - atualizado em 26/11/2019 - 16:10

UFU institucionaliza Programa de Apoio à Cultura e lança edital para 2020

O Programa é resultado de parceria entre a Proexc e a Proae e contemplará projetos de estudantes e servidores da instituição

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura, juntamente com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil, da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/Proae/UFU), torna pública a abertura de inscrições para a apresentação de propostas visando ao desenvolvimento de ações de arte e cultura coordenadas por estudantes e servidores(as), em todas as cidades onde a UFU possui sede: Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia. A execução e o acompanhamento do Programa são de responsabilidade da Diretoria de Cultura (Dicult).

O PIAC - Programa Institucional de Apoio à Cultura é composto por duas convocatórias independentes: I) Servidores(as), voltada para professores e técnicos que atuam na UFU: e II) Estudantil, especificamente direcionada aos estudantes de graduação e pós-graduação com vínculo ativo na instituição durante a realização de projetos. Os editais contam com recursos próprios do orçamento UFU e do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), visando o estabelecimento de regras para a participação no Programa e a ampliação das oportunidades de solicitação de apoio às ações de arte e cultura, com atendimento em fluxo contínuo, mediante objetivo, requisitos e critérios estabelecidos no certame.

O principal objetivo do PIAC é apoiar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais que promovam o fortalecimento da cultura integrada ao ensino, à pesquisa e à extensão, de modo indissociável, ampliando a atuação da universidade pública com as transformações sociais e o fortalecimento da cidadania. Além disso, o Programa busca viabilizar a igualdade de oportunidades e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes envolvidos.

Para a edição de 2020, o Programa contará com um montante de R$ 174 mil, sendo R$ 70 mil para a linha Servidores(as) e R$ 104 mil para a Estudantil. Vale ressaltar, que o Edital é organizado em três categorias de valor: Categoria 1: ações de até R$ 3.000,00; Categoria 2: ações com valores entre R$ 3.001,00 e R$ 5.000,00; e Categoria 3: ações com valores de 5.001,00 até R$ 8.000,00.

Institucionalização do fomento à Cultura na UFU

Após três anos de experiência, é possível afirmar que a UFU apresenta demanda qualificada nos campos da arte e cultura. Ao fomentar essa produção, a instituição contribui para um ambiente mais humano e crítico na universidade, tanto para a maioria dos(as) estudantes que passam em média 4 ou 5 anos em formação, como para os(as) servidores(as) que nela trabalham, além da sociedade que também é beneficiada com as ações apoiadas pelo PIAC.

Com essa perspectiva, o Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (CONEXS) aprovou, na reunião ordinária do dia 13 de novembro deste ano, a Resolução que institucionaliza o PIAC. Com isso, a partir de agora o Programa se torna uma ação da instituição e não mais apenas uma iniciativa dessa gestão. Em termos práticos, está garantida a continuidade do Programa, que atravessará gestões, até que seja avaliada a necessidade de alguma modificação que, por sua vez, deverá ser aprovada pelo referido Conselho.

As propostas apoiadas pelo PIAC deverão ser realizadas, preferencialmente, nos espaços da UFU, tais como: campus Santa Mônica, campus Umuarama, campus Educação Física, campus Glória, campus Pontal, campus Araras, campus Pavonianos, museus universitários, centros de documentação, Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, dentre outros.

No caso do PIAC-Estudantil, em cada uma das chamadas serão priorizados, no mínimo, dois projetos que dialoguem com as atividades propostas pela Proae dentro da programação do Calendário Temático, a saber: Mês do Respeito (março), Mês da Diversidade (maio), Mês das Relações Afetivas Saudáveis (junho), Mês para a Vida (setembro) e Mês da Igualdade (novembro), conforme detalhado em um dos anexos do edital, desde que atenda aos critérios para aprovação.

Inscrições

Tanto o PIAC-Servidor(a) como o PIAC-Estudantil seguem um cronograma de inscrições que é dividido em duas chamadas anuais e as propostas devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail específico de cada convocatória, conforme indicado no texto dos Editais específicos. Vale ressaltar que a proposta deve ser enviada como anexo ao e-mail em arquivo único, no formato PDF, com até 10MB.

Veja o cronograma de solicitações:

1ª Chamada:

Realização das ações:

- De 09/03 a 31/07/2020 (projetos que não prevejam contratação de Pessoa Física)

- De 05/05 a 31/07/2020 (projetos que prevejam contratação de Pessoa Física)

Limite para submissão da proposta: Até 23h59 do dia 6 de janeiro de 2020

2ª Chamada:

Realização das ações:

- De 01/08 a 31/12/2020 (projetos que contemplem todas as rubricas disponíveis no Edital)

Limite para submissão da proposta: Até 23h59 do dia 26 de março de 2020

Para mais informações ou pedidos de esclarecimentos sobre o Piac, entre em contato com a equipe da Dicult, através do e-mail difoc@proex.ufu.br ou pelos telefones (34) 3291-8941 e (34) 3291-8947.

Acesse os Editais:

Servidores e Servidoras UFU: PIAC-Servidor(a)

Estudantes de Graduação e Pós-graduação da UFU: PIAC-Estudantil