UFU com a Proexc trançando ideias: Semana da Mulher Negra


05/07/2017 - 14:45 - atualizado em 05/07/2017 - 15:00

A Semana da Mulher Negra, neste mês de julho, acontece para fomentar o importante debate sobre gênero, diversidade e etnia. E a Universidade Federal de Uberlândia, através de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc UFU), é parceira da Diretoria de Igualdade Racial da Prefeitura de Uberlândia, e do Núcleo de estudos afrobrasileiros (Neab UFU), na sua realização em dois momentos, um no próximo sábado dia 08 de julho e outro no dia 19 de julho.

Sobre a data

No dia 25 de julho, comemora-se o Dia da Mulher Afro-latina-americana e Caribenha. A história da data na América Latina começa a partir de 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, como marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.

A fim de discutir as questões étnico-racial, de gênero e xenofobia, a data foi sancionada, no Brasil, em 2014, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza tornou-se símbolo de liderança e luta pela liberdade devido à sua trajetória no século XVIII. Ela foi líder de sua comunidade quilombola na primeira capital do Mato Groso, Vila Bela da Santíssima Trindade, após a morte de seu marido. Benguela resistiu à escravidão por mais de 20 anos e chefiou a estrutura econômica, administrativa e política da comunidade.Veja o flyer abaixo, e agende-se, participe!