Feira Regional valoriza o trabalho de produtores independentes da região

Evento contará com o comércio local e presença de artistas de Organizações Produtivas Solidárias.
Por Juliana Tobias, estagiária em graduação, ObEXC
27/04/2018 - 14:12 - atualizado em 23/05/2018 - 17:18
Imagem divulga a Feira Regional da Economia Popular Solidária, mostrando as atividades culturais que serão ralizadas nela e os dias, local e hora.

Com seu surgimento no início da década de 2000, a Economia Popular Solidária (EPS) possui como objetivo construir alternativas para os trabalhadores excluídos do mercado de trabalho, criar renda, melhorar as condições de vida e ter seu trabalho valorizado pela sociedade.

Diante desse contexto, foi criada a Feira Regional, que apresenta à população local os resultados dos esforços de organização e produção que acontecem dentro das Organizações Produtivas Solidárias (OPS), tanto no campo, quanto nos espaços urbanos.

Haverá nesta feira a comercialização de produtos, feitos exclusivamente por Organizações Produtivas Solidárias (OPS), através do trabalho cooperado, formadas por artesãos, agricultores da Agricultura Familiar, catadores de matérias recicláveis, músicos e poetas. Toda a renda arrecadada no evento será revertida para os produtores presentes. Os produtos disponibilizados na feira variam de acordo com a OPS responsável, neste contexto, as mercadorias vão de doces, decoração, alimentos produzidos pela agroecologia, até artesanato de diversas áreas, como tecidos.

Serão realizadas atividades culturais durante todo o evento, no primeiro dia, por exemplo, haverá atividade cultural na sede da CMP que está construindo um ponto fixo de comercialização da EPS em Uberlândia. Esta atividade acontecerá num local diferente de onde a Feira Regional estará montada, e será no Armazém Cultural Alternativo - ARCA/CMP - Avenida João Patrus de Souza, 1671, Nova Uberlândia.

A Feira Regional da Economia Popular Solidária acontecerá nos dias 30 de abril e 1 de maio, no estacionamento da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia, e contará com a presença de aproximadamente 40 Organizações Produtivas Solidárias vindas das cidades de Patos de Minas, Ituiutaba, Uberaba, Monte Carmelo, Santa Vitória, Capinópolis e Uberlândia.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Juliana Tobias, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de Denilson Carrijo, coordenador administrativo do ObEXC

 

Tópicos: