Projeto de extensão “Mulheres de fé” promove a aceitação cultural e religiosa

Coletânea “Mulheres de fé” já tem data marcada para seu lançamento
Por Juliana Tobias, estagiária em graduação, ObEXC
20/04/2018 - 11:00 - atualizado em 20/04/2018 - 11:01
Televisor antigo mostra chamada para exibição de Vídeo Documentário "Agô Minha Mãe – Mulheres de Fé no Triângulo Mineiro"

A fim de trazer à tona a conscientização em relação ao respeito à liberdade de culto e expressão cultural, a coletânea “Mulheres de Fé: Urdiduras no Candomblé e na Umbanda” terá seu evento de lançamento no dia 3 de maio (quinta-feira), com exibição do vídeo-documentário “Agô Minha Mãe – Mulheres de Fé no Triângulo Mineiro”.

A coletânea apresentada no evento faz parte do projeto de extensão “Mulheres de fé e de festa: ação afirmativa, audiovisual voltadas para a salvaguarda da memória ancestral”, cujo objetivo principal é a catalogação e registro da memória congadeira e religiosa da cidade de Uberlândia. Tal registro foi realizado através do acompanhamento cotidiano de uma família liderada por sete mulheres que, além de comandar um grupo de Congado devoto a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, também são zeladoras de um terreiro de Umbanda tradicional na cidade, mostrando a relação de intimidade que elas possuem com essas pertenças identitárias.

“Percebemos que a valorização das pertenças negras inclusive na universidade ainda é lacunar, uma vez que esses saberes não são valorizados na academia. O objetivo foi dar visibilidade a essas práticas, a cidade de Uberlândia conta com uma grande população afro, mas que não reconhece sua história e essas memórias”, afirma Cairo Katrib, coordenador do projeto extensionista.

O evento acontecerá no Anfiteatro 5S do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a partir das 18 horas do dia 3 de maio, e é aberto a todos que se interessarem pelo tema.

 

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Juliana Tobias, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de Denilson Carrijo, coordenador administrativo do ObEXC

Tópicos: