UFU Umuarama recebe I Seminário de Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido de Risco

Projeto visa promover um diálogo sobre a assistência de enfermagem nestes casos.

13/09/2018 - 15:22 - atualizado em 13/09/2018 - 15:22

A mortalidade neonatal (entre zero e 27 dias de vida) representa cerca de 60% a 70% da mortalidade infantil e, portanto, maiores avanços na saúde da criança brasileira requerem maior atenção a saúde do RN. É considerado recém-nascido (RN) de risco aqueles expostos a situações em que há maior risco de evolução desfavorável, que devem ser reconhecidas pela equipe de saúde, pois demandam atenção especial e prioritária. O RN de alto risco merece ainda maior destaque, pois, além da necessidade de cuidados pela equipe da atenção básica de saúde, com muita frequência demanda atendimento especializado. É fundamental que a família esteja apta nos cuidados desse RN após a alta hospitalar e a interlocução entre os serviços de saúde em todos os níveis de complexidade com vistas em uma atenção integral que garanta a continuidade da assistência, otimizando recursos e provendo atenção resolutiva com potencial de redução da mortalidade por causas evitáveis e sequelas que podem comprometer a vida das crianças e suas famílias (BRASIL, 2014).

Este projeto visa promover através da organização de um seminário um diálogo sobre a assistência de enfermagem ao RN de risco no município de Uberlândia fazendo interfaces com os diferentes serviços de saúde envolvidos nos cuidados à estes RNs. Este evento promoverá também momentos de participação e diálogo com o público atendido por esses serviços (pais e/ou responsáveis), com vistas à ampliar a compreensão da percepção da assistência à estes RNs e o aprimoramento das práticas de cuidado.

No dia 21 de setembro, serão ministradas, no anfiteatro bloco 2A do Campus Umuarama, da Universidade Federal de Uberlândia, oficinas multiprofissionais (enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia e serviço social) de cuidados ao RN de risco para a população em 4 Unidades de Saúde da Família de Uberlândia. Os temas das palestras abarcarão aspectos importantes dos cuidados domiciliares ao RN de risco, higiene, prevenção de acidentes, vacinas, estimulação neuropsicomotora, neuroproteção, neurodesenvolvimento, alimentação saudável e aleitamento materno. As oficinas terão duração de 3h.

Já no dia 22, serão realizadas, no mesmo local do dia 21, palestras aos profissionais dos serviços de neonatologia do município com vistas no diálogo, capacitação e educação permanente.  As palestras serão para as pessoas que tiverem interesse: profissionais da saúde, estudantes da UFU e estudantes da residência multiprofissional em saúde da criança da UFU, usuários e comunidade em geral.

A programação completa você confere abaixo:

7:30 às 8:00 Credenciamento

8:00 às 9:00 Mesa de abertura

9:00 às 10:10Palestra: Profissionais de alta performance (Palestrante: Ms Aive Oliva Santos -  Docente na Faculdade Pitágoras – Mestre em Ciências da Saúde e Professional Coach)

10:10 às 10:30 Coffee break

10:30 às 11:40 – Palestra: Hipotermia terapêutica (Palestrante: Candice Cruvinel Saboia – Enfermeira Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Odelmo Leão Carneiro – Especialista em Neonatologia)

11:40 às 12:30 – Palestra: Epidemiologia das infecções em terapia intensiva neonatal (Palestrante: Gabriel de Oliveira Faria – Enfermeiro, residente em Atenção à Saúde da Criança e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia)

12:30 às 14:00Intervalo para almoço

14:00 às 15:20Palestra: Epidermólise bolhosa: fisiopatologia e cuidado (Palestrante: Dra Maria Helena Sant Ana Mandelbaum – Docente na Universidade do Vale do Paraíba – Doutora em Educação em Saúde)

15:20 às 15:40Coffee break

15:40 às 16:50Palestra: Neuroproteção do Recém Nascido pré-termo: manuseio e posicionamento (Palestrante: Dra Lilian Rodrigues de Abreu – Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – Doutora em Reabilitação)

16:50 às 18:10 Palestra com enfermeiros representantes das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal de Uberlândia.

18:10 às 18:30 – Encerramento

Tópicos: