UFU realiza Festival de Cultura com acesso on-line

Atividades terão início no dia 31 de março e seguem por tempo indeterminado
Diretoria de Cultura - DICULT
31/03/2020 - 13:40 - atualizado em 07/04/2020 - 10:52
Atividades terão início no dia 31 de março e seguem por tempo indeterminado

No último dia 16 de março, o Comitê de Monitoramento da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ao Covid-19 recomendou a suspensão das atividades acadêmicas por tempo indetermindo. Essa medida foi colocada em prática no dia 18 de março, em atenção também às orientação da Organização Mundial da Saúde, de modo a contribuir com a redução da propagação do novo coronavírus.

 

Com as atividades acadêmicas suspensas, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através de sua Diretoria de Cultura (Dicult), criou o projeto Festival de Cultura #UFUemCasa. A proposta consiste na realização de um festival on-line, acessado livremente a partir de dispositivos móveis ou computadores conectados à Internet.

 

O objetivo do Festival é estimular a difusão e a criação de bens artísticos e culturais dos mais diversos gêneros, propostos por artistas e demais agentes culturais vinculados à comunidade UFU e demais interessados. As ações serão difundidas por meio das redes sociais e outros meios de comunicação da UFU/Proexc/Dicult de forma totalmente gratuita.

O Festival é composto de quatro eixos articulados entre si:

Eixo I: Produções Oriundas dos Programas de Fomento à Cultura da Proexc  

Difusão da produção artística e cultural apoiada por meios dos editais de fomento à cultura da Proexc, a saber: Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC-PIAC-Estudantil) e Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, cujos bens culturais resultantes dos projetos estejam em formato digital.

Eixo II: Ações Promovidas pela Proexc

Promoção de ações artísticas e culturais realizadas pela própria Proexc, tais como: Cine UFU, Coral da UFU, ações do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, Arte na Praça e também as ações da Orquestra Popular do Cerrado, que conta com apoio da Proexc por meio de bolsas de extensão para alguns de seus integrantes.

Eixo III: Museu do Índio e Sistema de Museus da UFU

Divulgação das ações desenvolvidas pelo Museu do Índio e demais unidades museais integrantes do Sistema de Museus da UFU, a exemplo do Guia de Museus da UFU, catálogos de exposições, vídeos institucionais, fotografias comentadas de acervos e coleções, dentre outras.

Eixo IV: Fomento à Criação Artística para difusão através de Mídias Digitais

Seleção pública de propostas apresentadas por estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados na UFU, de modo a estimular a criação artística em formato digital, nas mais diversas linguagens: artes visuais, cinema, circo, dança, literatura, música, performance, teatro e vídeo, dentre outras. Serão selecionadas até 20 propostas via edital e cada uma delas receberá o valor de R$ 400,00 em forma de bolsa. Segue o link para o edital: http://www.editais.ufu.br/node/4920

 

Além da comunidade UFU, artistas e demais agentes culturais de qualquer lugar poderão enviar seus materiais para serem difundidos durante a programação do Festival, sem o recebimento de bolsa. Para isso, basta acessar a página da Proexc e seguir as orientações específicas de participação.

Todas as atividades serão exibidas ou disponibilizadas na programação do Festival, através dos canais de comunicação da UFU/Proexc/Dicult, durante o período de vigência da suspensão das atividades acadêmicas. Todo o acesso à programação do Festival será através da Internet, de forma gratuita, sendo que algumas ações ocorrerão em tempo real (live ou streaming), outras estarão disponíveis para download e algumas delas poderão ser vistas nos perfis das redes sociais da Proexc/Dicult.

 

Programação de lançamento

 

O Festival de Cultura #UFUemCasa tem início no dia 31 de março de 2020, às 19h, e logo nessa primeria semana de atividades contará com ações nas áreas do cinema, música, dança e cultura negra.

 

A abertura do Festival está à cargo do projeto CINE UFU, com a exibição do clássico Casablanca, um filme de 1942, dirigido por Michael Curtiz. O CINE UFU é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através de sua Diretoria de Cultura (Dicult), e visa à realização de mostras de filmes com o objetivo fomentar a diversidade cultural na comunidade universitária, com propostas temáticas que são abordadas através do cinema. Tradicionalmente, as exibições do CINE UFU se dão ao ar livre, porém, nesse momento em que devemos permanecer em nossas casas para evitar a propagação do novo coronavírus, as exibições terão seu formato alterado para o modo streaming, através da ferramenta watch party, do Facebook.

 

No dia 1 de abril, a programação continua com a exibição do documentário O que existe antes do silêncio?, de Nara Sbreebow. O documentário aborda a formação e de um pouco da história do Coral da UFU, desde a década de 1970, aos dias de hoje. O filme busca tratar daquilo que esse Coral movimentou, desde a produção de Óperas, formação de artistas e inclusão da comunidade, o que vai muito além das apresentações artísticas. Logo após a exibição do filme, com iníco previsto para às 19h, haverá um bate-papo ao vivo com Nara Sbreebow, diretoria do documentário.

 

Dando sequência à programação, no dia 2 de abril, a Dicult convida a artista e professora do Curso de Graduação em Dança da UFU, Cláudia Müller, para exibir sua vídeodança Fora de Campo, criada em parceria com Valeria Valenzuela no ano de 2007. Nesse filme, as criadoras partem da experiência de entregar dança contemporânea em locais onde ela não é esperada, procurando espaços despercebidos, brechas no cotidiano. Busca-se a reconstrução desse acontecimento por meio do olhar daqueles que o vivenciaram, mergulhando no que persiste em cada um após a passagem desse corpo em movimento. O resgate do ponto de vista do observador torna presente a obra que permanece no fora de campo. O filme será exibido às 19h e, na sequência, teremos um bate-papo ao vivo com Cláudia Müller sobre criação em dança na contemporaneidade.

 

Na sexta-feira, dia 3 de abril, encerrando a programação dessa primeira semana, o Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché promove, às 14h, o lançamento do livro O Movimento Social Negro Brasileiro: da liberdade de autonomia organizativa à institucionalização, de autoria do professor Pedro Barbosa. Na ocasião, haverá uma conversa ao vivo com o autor que é doutor em Ciências Sociais pela UNESP e, nesta obra, descreve sua cosmovisão sobre o Movimento Social Negro Brasileiro, pontuando os momentos históricos mais consistentes de sua luta e a sua inserção na esfera pública diante dos desafios e perspectivas colocados, primeiramente pela demanda da população negra e, consequentemente, a sua organização política para exercer pressões e negociações sobre os poderes privados e públicos nos âmbitos municipais, estaduais e federal.

 

Mas se você não puder acompanhar a programação ao vivo, todos os materiais estarão disponíveis durante o final de semana para serem revistos. Isso vale para as exibições de Casablanca e também a vídeodança Fora de Campo. Além disso, o registro dos bate-papos também estarão disponíveis para visualização durante todo o Festival. Então, se você puder, fique em casa e aproveite a programação do Festival, que está apenas começando.

 

Serviço

O que? Festival de Cultura #UFUemCasa

Quando? A partir de 31 de março, diversos dias e horários

Quanto? Gratis – acessado livremente via Internet, através dos canais de comunicação da Proexc/Dicult

Dicult no Instagram: @dicultufu

Dicult no Facebook: @ufudicult

Mais informações: cultura@proex.ufu.br

 

PROGRAMAÇÂO

 

Data

Horário

Atividade

31/03

TER

19h

Cine UFU – exibição do filme Casablanca

01/04

QUA

19h

Coral da UFU - exibição do documentário O que existe antes do silêncio? de Nara Sbreebow

20h

Coral da UFU - bate-papo ao vivo com Nara Sbrebow, sobre o documentário.

02/04

QUI

19h

Dicult convida - exibição da vídeodança Fora de Campo, de Cláudia Muller e Valeria Valenzuela

19h10

Dicult convida - bate-papo ao vivo com Cláudia Muller sobre dança contemporânea e criação em vídeodança.

03/04

SEX

14h

Graça do Aché - lançamento do livro O MOVIMENTO SOCIAL NEGRO BRASILEIRO: da liberdade de autonomia organizativa à institucionalização e bate-papo ao vivo com o autor Pedro Barbosa.