Ministro Silvio Almeida lança início da construção Centro de Extensão em Direitos Humanos Madáh em Uberlândia

Após o lançamento, o ministro participa da palestra “Racismo Estrutural nas Instituições de Ensino Superior”, organizada pela UFU
Por Nasser Pena
11/06/2024 - 09:08 - atualizado em 11/06/2024 - 09:11

Na próxima terça-feira (11), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, advogado e professor, Silvio Almeida, participa do lançamento do início da construção do Centro de Extensão em Direitos Humanos Madáh, às 15h na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na ocasião, também será assinado um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a UFU e a União, por intermédio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), visando promover a Política Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, tendo como instrumento o Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo e o Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo. Estarão presentes o Reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, o vice-reitor, Carlos Henrique Martins da Silva, o Pró-Reitor de Extensão e da Cultura, Hélder Eterno da Silveira, a professora e coordenadora do programa multidisciplinar de extensão Mais Humanos da UFU, Márcia Leonora Orlandini, a deputada federal Dandara (PT/MG), Madalena Gordiano e representantes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.

O Centro, equipamento inédito entre as universidades brasileiras, será um espaço destinado ao atendimento, atenção e acolhimento das vítimas do tráfico de pessoas e resgatados no trabalho análogo ao de escravo.  “Em março, estive junto ao Pró-Reitor de Extensão e da Cultura, Helder Eterno, e a professora Márcia Leonora, articulando com o ministro a construção do Centro, ação pioneira no Brasil, que coloca a UFU em destaque na extensão e pesquisa universitária. Nosso estado segue liderando a lista suja do trabalho escravo no país e é preciso ações concretas para enfrentar e mudar essa realidade”, aponta a deputada federal Dandara.

O Madáh acolherá projetos multidisciplinares no campo da formação, pesquisa e extensão, para o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo e promoção da dignidade humana. O nome do espaço foi escolhido em referência a Madalena Gordiano, resgatada pela Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho em uma residência na cidade de Patos de Minas, em novembro de 2020. Conhecida pelo apelido "Madáh", vivia em trabalho análogo à escravidão, desde os oito anos de idade, sem direito a registro em carteira, salário, estudo ou descanso semanal.

Programação:

Após o lançamento do Inicio da Obra do Centro, o ministro Silvio Almeida participa às 16h, da palestra “Racismo Estrutural nas Instituições de Ensino Superior”, promovida pela Universidade Federal de Uberlândia, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura em parceria com o Diretório Acadêmico XXI de Abril, do curso de Direito, e com o Diretório Acadêmico de Relações Internacionais. O evento acontecerá no Estacionamento da Reitoria da UFU (Bloco 3P), do Campus Santa Mônica/UFU, Avenida João Naves de Ávila, 2121.