ASSISTÊNCIA TÉCNICA CAMINHOS COMPARTILHANTES: ESCOLAS DIFERENCIADAS

Cabo Frio e Búzios/RJ
Cecampe Sudeste
13/07/2025 - 17:57 - atualizado em 13/07/2025 - 17:57

Cecampe Sudeste UFU realiza "Caminhos Compartilhantes com o PDDE: Escolas Diferenciadas" em Armação dos Búzios e Cabo Frio-RJ, com foco na escuta ativa e na valorização dos territórios

 

Entre os dias 9 e 11 de julho de 2025, o Cecampe Sudeste UFU, por meio da sua Câmara de Gestão em Equidade e para a Diversidade, promoveu uma intensa agenda de assistência técnica nos municípios de Armação dos Búzios e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. A ação teve como foco o acompanhamento das escolas diferenciadas e das unidades com pendências no PDDE Equidade, com ênfase na escuta ativa, na gestão democrática e na valorização das realidades locais.

A programação começou no dia 9/07, com um acolhimento no Quilombo Baia Formosa, em Búzios, incluindo café da manhã com lideranças quilombolas e práticas culturais. Ao longo do dia, foram realizadas rodas de conversa, atendimentos individualizados às escolas quilombolas e não diferenciadas, e atividades pedagógicas com jogos sobre o PDDE. Ainda na mesma tarde, a equipe se deslocou para a Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman, onde promoveu vivências, escutas e oficinas com gestores escolares.

No dia 10/07, a equipe se dividiu entre atividades na Secretaria Municipal de Educação de Armação dos Búzios (atendimento técnico a escolas não diferenciadas) e uma visita ao Quilombo de Rasa, aprofundando o diálogo com lideranças e fortalecendo os vínculos com os territórios. À tarde, em Cabo Frio, o grupo visitou o Quilombo Fazenda do Espírito Santo, onde também promoveu escutas e aproximação institucional.

A sexta-feira, 11/07 foi dedicada à comunidade Quilombola Maria Joaquina, em Cabo Frio, com nova programação de escuta, rodas de conversa, atendimentos técnicos individualizados e aplicação de jogos formativos. O dia foi encerrado com avaliação coletiva e reunião técnica entre Cecampe e FNDE.

Ao longo dos três dias, foram atendidas escolas municipais e estaduais, quilombolas, de assentamentos e não diferenciadas, com metodologias sensíveis e flexíveis, alinhadas aos princípios da educação etnicamente referenciada. A experiência reforça o compromisso do Cecampe Sudeste UFU com a equidade, o diálogo intercultural e o reconhecimento dos saberes das comunidades tradicionais.

 

 

 

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