Cecampe Sudeste UFU presente no XII Seminário Estadual Undime/MG

Veja como foi!
Cecampe Sudeste
08/07/2024 - 12:45 - atualizado em 08/07/2024 - 16:01

O XII Seminário Estadual Undime MG ocorreu de 25 a 27 de junho de 2024, em Jaboticatubas - Minas Gerais, com o tema "Educação de Qualidade e Equidade: caminho a ser trilhado com segurança social, inclusão, empreendedorismo, gestão eficiente e eficaz.”

Pela primeira vez, o referido seminário teve a parceria do Cecampe Sudeste UFU, representando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O evento ofertou várias oficinas e teve parte de sua equipe disponível durante todo o seminário para o fortalecimento de redes de contato e mapeamento de ações estratégicas. O “Cecampe Sudeste Atende – CSA” também realizou atendimento durante a realização das oficinas.

Com isso, o Cecampe Sudeste UFU teve a oportunidade de reafirmar seu compromisso basilar com a educação de qualidade étnica e socialmente referenciada nos processos de adesão, execução e prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas.

A programação do seminário abordou temas essenciais para a educação básica, como tecnologias emergentes, ações de enfrentamento à violência escolar e à pedofilia, inclusão escolar, educação transformadora, compromisso com a alfabetização, escola em tempo integral, bullying e financiamento da educação. Todos os temas foram apresentados por profissionais de referência nas áreas abordadas. Além disso, houve várias apresentações culturais e atividades de entretenimento.

Foram oferecidas 20 oficinas. Dentre elas, 5 estiveram sob a responsabilidade do Cecampe Sudeste UFU e sua equipe:

1.    Formação básica PDDE: adesão, execução e prestação de contas;
2.    Prestação de contas PDDE: estudo de caso;
3.    Diagnóstico e avaliação do PDDE: banco de dados;
4.    Educação antirracista e PDDE: uma relação possível.

Foi um momento de muita interatividade e partilha, além de ser uma oportunidade para o fortalecimento de parcerias e novos contatos, essenciais para o aperfeiçoamento contínuo da educação básica pública brasileira.

Autoria: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias