Formação em Pindamonhangaba/SP, veja como foi!

Atividade ocorrida em 02 de agosto de 2024
Cecampe Sudeste
02/08/2024 - 17:00 - atualizado em 02/08/2024 - 18:07

A equipe do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da região sudeste, ligado à Universidade Federal de Uberlândia (Cecampe Sudeste UFU), no dia 02 de agosto de 2024, viveu mais um dia marcante para a história deste projeto de formação de gestores/as educacionais sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE. Empenhada no cumprimento do compromisso de fortalecer políticas públicas que contribuem para a oferta de uma educação básica pública de qualidade social e etnicamente referenciada, esteve presente na cidade de Pindamonhangaba-SP, oferecendo a formação presencial "Caminhos Compartilhantes com o PDDE", com carga horária de 8 horas. A ação se tornou possível a partir da parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba.

A atividade aconteceu no município de Pindamonhangaba/SP, sede da Faculdade Anhanguera e contou com a participação de 105 profissionais da educação, que serão multiplicadores dos saberes compartilhantes construídos nessa ação formativa. Representantes de diversos municípios vizinhos estiveram presentes: Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, São Bento do Sapucaí e Tremembé. Teve início às 07h30 da manhã, com café da manhã e uma belíssima apresentação cultural do Centro de Desenvolvimento Musical e Humano Camerata Jovem, do Projeto Jataí. Logo após, a Mesa Institucional de Abertura contou com a participação da Sra. Luciana de Oliveira Ferreira, Secretária Municipal de Educação de Pindamonhangaba, do Sr. Tiago Bueno dos Santos, Representante do Dirigente Regional de Ensino de Pindamonhangaba, da Sra. Edma Cardoso Bacelar Silva e da Sra. Irene Ribeiro Mello, respectivamente, Diretora Pedagógica e Diretora Financeira da Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba, além do Coordenador Institucional do Cecampe Sudeste UFU Cairo Mohamad Ibrahim Katrib.

Ainda na parte da manhã, ocorreram duas Mesas Dialogadas, que trataram dos temas: "Políticas Públicas do PDDE" e "Planejamento sobre a Execução do PDDE por meio da Gestão Democrática". Já no período da tarde, foram realizadas Oficinas Temáticas, em que os/as participantes tiveram espaço para compartilhar suas experiências com o PDDE e também esclarecer dúvidas sobre os processos de adesão, execução e prestação de contas dos recursos oriundos do Programa, com muita interatividade e atividades práticas por meio do uso de jogos pedagógicos elaborados pela equipe do Cecampe Sudeste UFU.

Em síntese, nos caminhos compartilhantes com o PDDE, nossa equipe está acumulando experiências muito exitosas nesta segunda edição. São muitos os motivos para comemorar, bem como as justificativas para avançar cada vez mais. Nesse sentido, a concepção revista e atualizada das nossas ações formativas se fundamentam no respeito à trajetória, à cultura, ao convívio e à reciprocidade mútua, valorizando a diversidade, a inclusão e a interculturalidade. Seu eixo central é uma gestão democrática e de natureza dialógica.

Se quiser saber mais sobre nossas atividades, acompanhe nossas redes sociais e fique sempre por dentro!

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias