Fortalecendo a Educação Quilombola e Indígena: Diálogos e Práticas para uma Educação Inclusiva

Ações realizadas pelo Cecampe Sudeste UFU 2ª edição
Cecampe Sudeste
14/11/2024 - 20:56 - atualizado em 14/11/2024 - 22:36

O Cecampe Sudeste UFU tem uma diversidade de produtos diretamente articulados ao seu princípio basilar, que consiste em contribuir com a qualidade social e etnicamente referenciada da educação básica pública, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (Pdde) e suas ações integradas.

 

O perfil identitário do Cecampe Sudeste UFU, refletido em seus produtos e ações, enfatiza continuamente seu compromisso educacional com as comunidades indígenas, negras e quilombolas.

 

Por esse motivo, apresentamos a sequência de atividades e ações formativas que foram desenvolvidas pelo Cecampe Sudeste UFU no que tange à promoção de equidade racial, educação antirracista e quilombola, de forma sempre vinculada ao PDDE.

 

  1. Postagem em rede social com a Profa. Givânia Maria da Silva, pertencente à Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq), acerca do termo ou categoria "compartilhante", disponível em: https://www.instagram.com/reel/C32zWg7NUS1/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Webinar “Educação Quilombola, Indígena e PDDE: caminhos e diálogos”, com a participação de Eunice Tapuia e Givânia Maria da Silva, ocorrido no dia 14 de dezembro de 2023 às 19h, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=USvp4baFmF8&t=76s e https://www.instagram.com/p/C0T_fz0OFwX/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Participação no XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação do Estado de São Paulo, ocorrido de 02 a 04 de maio de 2024 em Itaquaquecetuba:

 

  1. Mesa redonda: “Um olhar conselheiro sobre as infâncias: sonhadas, roubadas, pretas, excluídas, quilombolas, originárias, circenses, suburbanas, das águas, da árvores, ribeirinhas, das ruas, ciganas, institucionalizadas, das florestas, urbanas, campesinas dos assentamentos rurais e tantos outros espaços”, com a participação de Profa. Dra. Jane Reis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C6Cp1wrskn_/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Oficina temática: “Educação antirracista e PDDE:  uma relação possível”, com a participação de Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Profa. Dra. Jane Reis. Divulgação disponível em: https://www.instagram.com/p/C6NUBb0s7fL/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== e em https://www.instagram.com/p/C6aC0cTtcG3/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== (com vagas esgotadas).

 

  1. Entrevista durante o evento, sobre educação antirracista: https://www.instagram.com/reel/C6kujaStNyB/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Participação no XXII Encontro Estadual da Undime-MG, ocorrido nos dias 25, 26 e 27 de junho em Jaboticatubas, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/07/cecampe-sudeste-ufu-presente-no-xii-seminario-estadual-undimemg

 

  1. Oficina temática: “Educação antirracista e PDDE:  uma relação possível”, com a participação de Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Profa. Dra. Jane Reis.

 

  1. Postagem em rede social em 25 de julho de 2024: Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, disponível em: https://www.instagram.com/p/C92AvEeuI7B/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Participação no XXXIII Encontro Nacional da UNCME, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2024 em Itapetininga Disponível em: https://www.instagram.com/p/C-8kQP1J7EJ1oY5gSm7VN-g79-kN7JmRkTe6Dg0/?hl=pt-br e https://proexc.ufu.br/acontece/2024/08/cecampe-sudeste-ufu-presente-no-xxxiii-seminario-estadual-uncmesp

 

  1. Visita técnica na Universidade Federal do Espírito Santo, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/09/cecampe-sudeste-na-universidade-federal-do-espirito-santo-formalizacao-de-parceira

 

  1. Reunião com gestores/as educacionais quilombolas;

 

  1. Participação em banca de mestrado do trabalho intitulado “Memória, fé e resistência: contribuições das mulheres do jongo de Linharinho para educação quilombola”, para avaliação da dissertação e do produto educacional;

 

  1. Reunião com Pró-Reitoria de Extensão, disponível em: https://www.instagram.com/p/DAY5sKstas5/?hl=pt-br

 

  1. 4º Encontro Gepefe, com o tema: “A política de descentralização de recursos federais da educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos”, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/11/6o-encontro-do-gepefe

 

  1. 5º Encontro Gepefe, com o tema: “Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas” disponível em:  https://proexc.ufu.br/acontece/2024/10/5o-encontro-do-gepefe-educacao-quilombola-epistemologias-contextos-e-praticas

 

  1. 6º Encontro Gepefe, com o tema: “Estudos analíticos e propositivos para o aprimoramento e inovação da execução dos programas de manutenção escolar especificamente nas comunidades indígenas”, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/11/6o-encontro-do-gepefe

 

 

 

 

 

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão, Financiamento da Educação e Equidade - Gepefe insere-se no rol dos produtos do Cecampe Sudeste, tendo como objetivo realizar pesquisas para aprofundar questões relacionadas à gestão e ao financiamento da educação, tendo como categorias de análise:  a gestão democrática, a equidade e a educação social e etnicamente referenciadas.  Considerando o conjunto de ações do Cecampe Sudeste UFU, o GEPEFE justifica-se pela importância em aprofundar os estudos acerca do PDDE com a finalidade de oferecer subsídios teóricos e metodológicos para as ações: a) levantamentos de dados, pesquisas e análises para monitoramento e avaliação da gestão do PDDE; b) formação de gestores escolares que atuam com o PDDE; c) produção de material instrucional  e tecnologias que contribuam para aperfeiçoamento da gestão  do  PDDE;  promover estudos acerca da temática acerca do PDDE e escolas com localização diferenciada, indígenas e quilombolas.

 

Como parte de suas atividades, o Gepefe promoveu o “Ciclo de estudos do GEPEFE”, tendo como justificativa a importância de promover estudos acerca da temática acerca do PDDE com a finalidade de oferecer subsídios teóricos e metodológicos para as ações de levantamento de dados, pesquisas e análises para monitoramento e avaliação da gestão do PDDE; formação de pesquisadores e gestores escolares; e produção de material instrucional e tecnologias que contribuam para aperfeiçoamento da gestão do PDDE.

 

O Ciclo de estudos é realizado por meio de encontros mensais, tendo como metodologia: encontros/diálogos presenciais e virtuais entre gestores públicos da educação básica e pesquisadores da universidade, registrados em relatórios de reuniões, ao longo do percurso.  São realizadas mesas redondas com a participação de gestores e pesquisadores que se dedicam à problematização de temáticas acerca da relação entre políticas públicas, gestão, financiamento da educação e equidade. Para cada encontro foi indicado um referencial teórico pertinente a cada temática, para leitura prévia.

 

Dentro da programação do Ciclo de estudos, o  Gepefe  realizou três sessões de estudos sobre as temáticas indígenas e quilombolas, apresentadas a seguir.

 

4º Encontro Gepefe

 Tema: A política de descentralização de recursos federais da  educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos”

 

O 4º Encontro Gepefe aconteceu no dia 29 de agosto (quinta-feira), às 19h, com término às 20h30min. A convidada foi a professora doutora Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), membro do Cecampe Norte.

 

O tema discutido foi “A política de descentralização de recursos federais da  educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos". No debate, Irlanda citou o estrangulamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a inconsistências das políticas de financiamento educacional. Nesse contexto, a professora afirmou a importância dos Cecampes e de suas ações de apoio e assistência técnica às unidades escolares oferecendo formação técnica aos gestores para lidarem melhor com os recursos suplementares oriundos do PDDE. Como resultado das ações, os Cecampes têm conseguido avançar na formação, no monitoramento e na avaliação do PDDE.

 

O encontro de estudo teve como texto de discussão o artigo intitulado “Quando o Estado não chega: a eficácia de programas educacionais em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas.”

 

Referência bibliográfica:

GOMES DE ARAÚJO LOBO, C.; BERNARDINO-COSTA, J. QUANDO O ESTADO NÃO CHEGA : A EFICÁCIA DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS EM ASSENTAMENTOS, COMUNIDADES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS. Educação em Revista [S. l.], v. 38, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26309. Acesso em: 14 nov. 2024.

 

No encontro foi discutido acerca dos benefícios efetivos da política de descentralização de recursos federais da educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos.  Discutiu-se sobre a temática a partir da experiência do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), abordando a   eficácia   do   PDDE   em   comunidades   indígenas,  quilombolas   e assentamentos.

 

5º Encontro Gepefe

Tema: Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas

 

O 5º Encontro Gepefe aconteceu no dia 31 de outubro (quinta-feira), às 19h, com término às 20h30min. A convidada da noite foi a professora Profa. Dra. Patrícia Rufino, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O tema discutido foi “Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas” e a condução do debate está a cargo da Profa. Patrícia Rufino – UFES.

 

Referência bibliográfica:

ANDRADE, Patrícia Gomes Rufino. Sobre políticas do corpo negro feminino e territorialidades jongueiras no enfrentamento ao racismo. Farol, [S. l.], v. 17, n. 24, p. 80–93, 2021. DOI: 10.47456/rf.v17i24.36407.

 

 O encontro teve como temática Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas, em especial sobre políticas do corpo negro instituídas por mulheres jongueiras a partir de aproximações nas práticas culturais do Sapê do Norte. Discutiu-se sobre a importância da compreensão de suas ancestralidades, também foi abordado sobre formas de pensarmos a descolonização dos corpos, das mentes, desracializar no complexo sentido de religação ancestral. O aprendizado junto às comunidades é de grande importância, porque a relação ancestral é um reconhecimento do fazer, porque busca agregar a relação mística, na concepção do feminino, o que se entende pela mulher preta que está   território, quem é essa mulher, desde a bisavó,  a avó, que passou para a filha, que vai ensinando essa mulher a se construir e se auto afirmar como aquela liderança no território é uma relação estratégica para ensinar às mulheres o poder que elas têm, o enfrentamento às questões severas, difíceis e politicamente complexas. 

 

6º Encontro Gepefe

Tema: Estudos analíticos e propositivos para o aprimoramento e inovação da execução dos programas de manutenção escolar especificamente nas comunidades indígenas

 

Esta atividade está programada para o próximo dia 21 de novembro de 2024. Convidamos todas e todos para mais uma imersão na temática da Educação Quilombola e Indígena.

 

RESUMO QUANTITATIVO

Ações Realizadas Cecampe Sudeste/UFU (2023/2024) com as temáticas em destaque “comunidades indígenas, negras e quilombolas”

Fonte: Cecampe Sudeste/UFU – 2023/2024

 

 

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