sustentabilidade

Feira de Economia Popular Solidária chega a Monte Carmelo

Na quarta-feira (25/02), a partir das 10h, o campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu uma edição da Feira de Economia Popular Solidária, promovida pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps/UFU). Pela manhã, produtores de diferentes segmentos apresentaram e comercializaram seus produtos, interagindo com estudantes e a comunidade acadêmica.
O evento contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Florisvaldo Ribeiro. Ao longo do dia, equipes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) também participaram de reuniões para alinhamento de demandas relacionadas às áreas de cultura e extensão no campus. 
À tarde, a programação foi encerrada com uma apresentação musical, com repertório baseado na Música Popular Brasileira (MPB). A exibição reuniu o público em um momento de integração e celebração da cultura.

 

Confira as imagens do evento:
 

Fotos: Renan dos Santos e Sofia Mendes

 

 

Imagens: 
Área de Atendimento: 
Autoria: 
Por Renan dos Santos
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim

Empresas Juniores da UFU participam da Semana Lixo Zero

Foto mostra cidade de uberlandia ao fundo, com casas e predios e o céu com nuves. À frente da foto tem o cartaz da Semana Lixo Zero.

As empresas juniores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MinasBio, QuímEJ e Sustenta estão participando da organização da Semana Lixo Zero de Uberlândia, uma semana dedicada à discussão e reflexão sobre a gestão de resíduos sólidos e o conceito Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade. Em 2018 a Semana Lixo Zero acontecerá sincronicamente em mais de 60 cidades no território nacional, com meta de chegar a 3 mil eventos promovidos e 12 mil voluntários envolvidos. 

"Esse evento é muito importante porque traz à tona um conceito que está se tornando cada vez mais conhecido, o Lixo Zero, além de tratarmos de um assunto muitas vezes negligenciado, que é a produção de lixo. Podemos tirar muitos recursos do lixo, podemos evitar a produção de lixo repensando nossos hábitos e assim economizar recursos, tanto financeiros quanto naturais. Além disso, as pessoas precisam ficar mais atentas ao lixo que produzem e se preocuparem para onde eles está indo, pois geralmente ninguém pensa nisso. Nós acabamos nos acomodando com a praticidade, mas isso vem prejudicando e muito nosso planeta, e isso tem que mudar a partir da conscientização das pessoas.", comenta Verônica Lacerda, Diretora Presidente da empresa júnior QuimEJ.

Pela primeira vez em Uberlândia, a Semana Lixo Zero conta com mais de 20 atividades gratuitas (mediante inscrição prévia) como palestras, oficinas, visitas guiadas, ações de limpeza e muito mais, tudo pode ser acompanhado pelo mapa online disponibilizado pelo evento. A semana tem o intuito de promover ensinos sobre consciência de consumo, sustentabilidade, gestão de resíduos, reciclagem, desenvolvimento regenerativo e também em como contribuir na prática para uma cidade mais ecoeficiente.

Para mais informações, acesse o evento no Facebook.

Área de Atendimento: 
Autoria: 
Por Juliana Tobias, Bolsista de Comunicação, ObEXC
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim