Cultura

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Integra Proexc em Monte Carmelo

No dia 14 de fevereiro, o campus UFU de de Monte Carmelo recebeu a passagem do #IntegraProexc. Com o objetivo de se apresentar, ouvir demandas, as expectativas e estreitar laços com a comunidade carmelitana para a construção de um planejamento sustentável, a equipe da nova gestão da pró-reitoria desembarcou na cidade para uma extensa e produtiva agenda. A comitiva foi composta pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior; a Diretora de Extensão, Maria Andrea Angelotti Carmo; a Diretora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), Neiva Flávia de Oliveira; e o Coordenador da Escola de Extensão, Antonio Nadson Mascarenhas Souza.

No período da manhã foi realizado um encontro com a comunidade acadêmica da UFU Monte Carmelo. A reunião contou com a participação de representantes docentes, técnicos/as-administrativos/as e discentes dos cinco cursos em atuação no campus: Agronomia, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Florestal, Geologia e Sistemas de Informação. Entre as pautas mais discutidas, se destacaram os programas de fomento para atividades de cultura e extensão, bem como as perspectivas para a curricularização da extensão em nossa universidade. 

No período da tarde, a equipe se reuniu com a gestão local da Proexc para alinhar procedimentos internos. Ainda aconteceu uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Elane Maria Lana de Oliveira, e o Secretário Municipal de Cultura, André Faleiros, do município de Monte Carmelo, para reafirmar parcerias e desenvolver novas ações em conjunto com o executivo da cidade. 

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Por Nasser Pena
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Integra Proexc no Campus Pontal

No dia 7 de fevereiro a equipe que integra a Proexc neste novo quadriênio administrativo se reuniu com a comunidade tijucana da UFU para se apresentar, realizar reuniões, dialogar e conhecer as demandas do campus, bem como estabelecer possíveis parcerias. Participaram da visita o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior; a Diretora de Extensão, Maria Andrea Angelotti Carmo; a Diretora de Cultura, Paula Andrade Callegari; a Diretora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), Neiva Flávia de Oliveira; e o Coordenador da Escola de Extensão, Antonio Nadson Mascarenhas Souza.

Entre as atividades realizadas, aconteceu uma reunião com coordenadores e coordenadoras de extensão do campus. Essa reunião contou com a presença de docentes que desenvolvem atividades de extensão e coordenam programas institucionais de extensão no Pontal. A reunião foi importante para alinhar as demandas da comunidade extensionista local. Além deste encontro, a equipe também se reuniu com as diretoras do Icenp, da Faces e do ICHPO, Rosana Maria Nascimento de Assunção, Edileusa da Silva e Gerusa Gonçalves Moura, respectivamente.

A equipe da Diretoria de Extensão dialogou com integrantes docentes e discentes do Programa Institucional de Extensão “Cuidado Integral De Animais” (PET CARE), enquanto a equipe da Diretoria de Cultura se reuniu com a Comissão de Cultura do campus.

Por fim, a equipe Proexc também fez uma visita à Fundação Zumbi dos Palmares de Ituiutaba, presidida pela senhora Adirce Maria dos Santos, uma importante parceira na realização de atividades de extensão e cultura na cidade.

Esta foi a primeira visita da nova gestão ao Campus Pontal buscando garantir um canal de diálogo e interação constante com os campi fora de sede da UFU. Outras visitas acontecerão na UFU em Monte Carmelo e Patos de Minas ainda no mês de fevereiro. Acompanhe por aqui e em nossas redes sociais!

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Autoria: 
Por Nasser Pena
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CALEIDOSCÓPIO ÉTNICO-RACIAL SOB A PERSPECTIVA DO PDDE: CONEXÕES COM A PNEERQ

Com o Cecampe Sudeste UFU, você ficará por dentro de todas as novidades no campo das políticas educacionais. Especialmente aquelas voltadas para a promoção de equidade e justiça social. É por isso que no dia 27/02/2025, às 19h30, você poderá acompanhar, em nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/c/CECAMPESUDESTEUFU), o Webinar "Caleidoscópio étnico-racial sob a perspectiva do PDDE: conexões com a Pneerq".

 

A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) tem o objetivo de implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. Suas metas e ações se distribuem em sete eixos: Governança: estrutura da política na versão universal e focalizada; Diagnóstico e monitoramento da implementação da Lei nº 10.639/2003; Formação de gestores escolares e professores em educação básica para as relações étnico-raciais; Material didático e literário; Protocolos de prevenção e resposta ao racismo no ambiente educacional; Afirmação das trajetórias negras e quilombolas; Difusão de saberes. 

 

Para essa conversa convidamos Adilson Pereira dos Santos (UFOP), que é Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e sócio fundador do Fórum da Igualdade Racial de Ouro Preto; Ana Cristina Juvenal da Cruz (UFSCar), que é Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, Coordenadora do GT 21 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd e Integrante da Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara), vinculada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC); e Josiane Silva (UFSCar), que é professora e pesquisadora da rede municipal de Juiz de Fora-MG.

 

 

Você não vai querer perder essa! 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

 

 

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Paula Andrade Callegari

Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2016-2019), onde defendeu a tese "As virtudes retóricas em Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino" para a qual recebeu bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES) para realização de estágio de pesquisa na Università di Bologna (Itália, 2018-2019). Mestre em Música pela Universidade de Brasília (UnB, 2006-2008), com pesquisa sobre a relação indivíduo-música na educação musical. Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Música (Flauta doce, 2000-2005) e Bacharel em Administração (1999-2003) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Suas pesquisas são centradas principalmente nos seguintes temas: relação entre retórica e música do século XVI a meados do XVIII, Música Prática italiana, Performance Historicamente Informada e flauta doce. Integra o Grupo de Pesquisa em Música da Renascença e Contemporânea (GReCo). Como flautista doce, foi membro dAs Flautas de São Paulo (2012-2016) e atua frequentemente com a Camerata do GReCo. Possui intensa atividade artística, com apresentações junto a importantes orquestras do país, como a OSESP e OSUSP, e em destacados festivais, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Juiz de Fora) e a Semana de Música Antiga da UFMG. Já ministrou cursos e apresentou trabalhos acadêmicos e concertos em eventos nacionais e em diversos países (Alemanha, Estados Unidos, Perú, Portugal, República Checa, Suíça e Uruguai). Atualmente é Docente da Universidade Federal de Uberlândia (MG), onde atua na Graduação (flauta doce) e no Programa de Pós-Graduação em Música, além de coordenar o projeto Bloco Bisel e o Grupo de Flauta Doce da UFU.

Diretora
Diretoria de Cultura
Área de Atendimento: 
Mural de Gestores: 
Não

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA & GESTÃO FINANCEIRA

Vem aí um evento incrível!

 

O Cecampe Sudeste UFU convida todas as pessoas interessadas a participarem do webinar "Educação Escolar Indígena e Gestão Financeira", que será realizado no dia 06 de fevereiro de 2025, às 19h30

 

O webinar abordará desafios e estratégias para a gestão financeira de escolas indígenas, destacando a importância da autonomia na administração dos recursos e a adaptação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) às realidades dos povos indígenas.

 

Para esse debate, contamos com convidados que atuam diretamente na área: 

 

- Lucia Alberta Andrade de Oliveira – Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
- Martinha Mendonça Guajajara – Diretora na EMI Guarani Para Poty Nhe'e Já em Maricá-RJ. 
- Edilson Martins Baniwa – Professor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e Coordenador Geral de Articulação de Política de Educação Indígena no Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

 

 

Participe desse diálogo transformador e contribua para fortalecer a educação escolar indígena!

 

Não perca! O webinar será certificado pela Universidade Federal de Uberlândia.

 

Garanta sua presença!

Acesse: www.youtube.com/cecampesudesteufu

 

Marque na agenda, convide sua rede e venha fazer parte dessa troca de conhecimentos!

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

 

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Educação Quilombola & Indígena

O Cecampe Sudeste UFU, em parceria com representantes do FNDE, vivenciou, entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2025, momentos formativos indeléveis na história dos caminhos compartilhantes: duas ações formativas de Assistência Técnica em Angra dos Reis (RJ) inteiramente voltadas para a educação escolar indígena e para a educação escolar quilombola, reforçando o compromisso com a diversidade e inclusão educacional. 

 

Foram momentos únicos planejados e executados de forma democrática e muito dialógica, tendo como prioridade respeitar os perfis identitários de cada território e suas respectivas comunidades e, a partir disso, poder pensar em possibilidades de fortalecimento por meio do PDDE. 

 

Além disso, o FNDE acompanhou de perto todo o processo, vivenciando cada momento da programação prevista. 

 

Foi literalmente um momento profícuo de imersão em território indígena e quilombola, possibilitando muito aprendizado e partilha, deixando um legado tanto para as comunidades quanto para a equipe envolvida! 

 

Essas ações formativas reafirmam o compromisso do Cecampe Sudeste UFU com uma educação transformadora e sensível às particularidades de cada localidade. 

 

 

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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