Programas Institucionais

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Nos dias 23 e 24 de janeiro de 2025, a Aldeia Sapukai, localizada em Angra dos Reis (RJ), será o cenário de uma ação transformadora: o Projeto Piloto de Educação Escolar Indígena e PDDE, promovido pelo Cecampe Sudeste UFU. Essa iniciativa busca oferecer assistência técnica às escolas indígenas, promovendo uma colaboração que enfatiza a escuta ativa e o diálogo, respeitando as especificidades culturais, sociais e educacionais das comunidades indígenas. 

 

A programação do projeto inclui: 

  

>Rodas de conversa: Diálogos entre lideranças indígenas, gestores(as) escolares e membros da comunidade sobre os desafios e possibilidades na gestão escolar indígena. 

>Oficinas práticas: Atividades que orientam na execução e prestação de contas dos recursos do PDDE, adaptadas às necessidades locais. 

>Momentos culturais: Apresentações e celebrações tradicionais da cultura indígena, promovendo a valorização de saberes e práticas ancestrais. 

  

O evento contará com a participação de aproximadamente 50 lideranças indígenas do Rio de Janeiro, incluindo representantes de escolas em processo de reconhecimento pelo INEP e que ainda não recebem recursos do PDDE. 

 

Após o encontro, o Cecampe Sudeste UFU dará continuidade às ações por meio de iniciativas como o curso Caminhos Compartilhantes (EaD) e o programa Cecampe Atende, reforçando a gestão escolar nos territórios indígenas. 

 

Os participantes receberão certificação emitida pelo SIEX UFU, reconhecendo o compromisso com a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para os povos indígenas. 

 

Acompanhe as novidades e os resultados dessa ação pelos canais oficiais do Cecampe Sudeste UFU! 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

No dia 22 de janeiro de 2025, o Quilombo Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis (RJ), será o anfitrião do Projeto Piloto de Educação Escolar Quilombola e PDDE, promovido pelo Cecampe Sudeste UFU. A iniciativa tem como objetivo oferecer assistência técnica às escolas quilombolas, promovendo uma colaboração que prioriza o diálogo, a troca de saberes e a escuta ativa, buscando estratégias para o uso eficiente dos recursos do PDDE, sempre respeitando e valorizando as particularidades culturais dessas comunidades. 

 

Entre as atividades previstas, destacam-se: 

  

>Café quilombola: Um momento de acolhimento e interação, valorizando a culinária e a hospitalidade tradicionais do quilombo. 

>Visita ao território: Um passeio guiado pelo Quilombo Santa Rita do Bracuí, promovendo a compreensão das vivências locais e sua relação com a educação. 

>Rodas de conversa: Discussões sobre os desafios e potencialidades da gestão escolar quilombola, incluindo estratégias para melhor aproveitamento do PDDE. 

>Oficina de jongo: Uma atividade cultural prática, que celebra o jongo como expressão da identidade quilombola e promove a conexão com as tradições locais. 

  

Esse projeto busca contribuir para a autonomia das escolas quilombolas, ao mesmo tempo que destaca a riqueza cultural e a importância da preservação de suas tradições. 

 

Após a realização do projeto, o Cecampe Sudeste UFU continuará suas ações com iniciativas como o curso Caminhos Compartilhantes (EaD) e o programa Cecampe Atende, promovendo o fortalecimento contínuo da gestão escolar em territórios quilombolas. 

 

Os participantes também receberão certificação emitida pelo SIEX UFU, destacando o compromisso com a inclusão e a qualidade da educação nas comunidades quilombolas. 

 

Acompanhe essa ação e fique por dentro de todas as atualizações pelos canais oficiais do Cecampe Sudeste UFU! 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Evento de Premiação Proexc 2024

 

 

 

 

 

 

Saber dizer “obrigado”!

 

O dia 16 de dezembro foi marcado pela celebração de valores essenciais da UFU. Durante o evento, o reitor Valder Steffen Junior destacou a importância de consideração daqueles que são cruciais para o desenvolvimento da sociedade, ressaltando que a Universidade Federal de Uberlândia cumpre o seu dever institucional de dizer “muito obrigado”.

Sete atividades extensionistas e cinco práticas culturais foram premiadas. Além disso, os estudantes também foram reconhecidos por seus projetos inovadores no campo da cultura, como o trabalho de Caio Siqueira, do curso de Letras, com um projeto que se propôs a construir um coletivo libertário de artistas que trabalham a fotografia e a saúde mental.

Para finalizar a cerimônia, foi realizado o reconhecimento de Notório Saber Popular em Extensão e Cultura. Ao todo, quinze pessoas de áreas como religiosidades afro-brasileiras, capoeira e congado foram reconhecidas, de acordo com a Resolução nº 13 do Consex, que estabelece o reconhecimento institucional a pessoas com demonstrada e comprovada experiência e saberes-fazeres populares, tradicionais, artísticos ou culturais.

A cerimônia dos prêmios da Proexc é parte do encerramento de uma gestão de extensão e cultura na UFU que buscou não só dialogar com a comunidade, mas aprender e fazer junto a ela.

Confira a matéria completa através do link https://comunica.ufu.br/noticias/2024/12/saber-dizer-obrigado

 

 

Autoria: 
Por Nasser Pena
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CICLO DE WEBINARS

2024 está terminando, mas o Cecampe Sudeste UFU não para! 

 

Estamos aproveitando os últimos dias desse ano incrível, de consolidação de projetos e repleto de aprendizagens, para realizarmos o I Ciclo de Webinars, que terá como foco alguns dos produtos do Cecampe Sudeste UFU. 

 

Iniciaremos com ações que se destacam e brilham aos olhos de todas as pessoas que participam e/ou conhecem: nossas formações presenciais e o Cecampe Atende

 

Nesse ciclo, teremos a oportunidade de conhecer as pessoas que atuam na elaboração, execução e avaliação desses produtos, profissionais que conhecem profundamente cada detalhe acerca do assunto com que trabalham e que garantem o êxito dessas ações.

 

Já anote em sua agenda: 

 

10/12 às 17h: A metodologia de ensino na formação “Caminhos Compartilhantes com o PDDE” 

 

17/12 às 17h: “O Cecampe Sudeste Atende como assistência técnica sobre o PDDE e as ações integradas”. 

 

Serão momentos imperdíveis dos caminhos compartilhantes com o PDDE! 

 

Lembramos que a atividade será devidamente certificada pela Universidade Federal de Uberlândia. 

 

Depois da breve pausa para as festividades de fim de ano, aguarde, pois mais ciclos como este virão! 

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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II Encontro Nacional FNDE & Cecampes

Saudações cecampeanas mais que especiais diretamente de Uberlândia, com muita mineiridade!  

 

Desde o dia 27/11/2024, equipes de trabalho altamente qualificadas, representando o FNDE e os Cecampes de cada região do país, se instalaram no território mineiro. A agenda de trabalho se iniciou com uma reunião específica para as coordenações institucionais dos Cecampes e gestoras do FNDE.

Depois disso, foi realizado o II Encontro Nacional FNDE e Cecampes: Diálogos e novos olhares para o PDDE, nos dias 28 e 29, na Universidade Federal de Uberlândia. O evento foi marcado por partilhas e memórias afetivas valiosas. O foco foi o trabalho realizado até aqui pelos Cecampes e as perspectivas futuras para o fortalecimento do PDDE e seu compromisso com a educação básica pública de qualidade.  

 

O primeiro dia, aberto ao público, foi inesquecível! A programação deu ênfase nas temáticas voltadas para a promoção de equidade: educação escolar indígena e quilombola, numa perceptiva antirracista, com profissionais reconhecidos nacionalmente: Natanael dos Santos, com seu Quinteto Griô; o pesquisador indígena Josué Carvalho Kanhgág; e Iêda Leal, do Movimento Negro Unificado.   

 

No segundo dia, um debate de caráter mais técnico, com dados relevantes sobre o PDDE apresentados pelo FNDE e pelos Cecampes, com suas respectivas equipes. 

 

O encontro foi regado a café quentinho, quitandas mineiras e muito afeto. 

 

Acesse a galeria de fotos, as redes sociais e aprecie sem moderação! 

 

 

 

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Encontro Nacional FNDE e Cecampes: Novos olhares para o PDDE

O Cecampe Sudeste UFU tem a honra de sediar, neste ano de 2024, o “Encontro Nacional FNDE & Cecampes: Novos olhares para o PDDE”. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2024 no Anfiteatro 5S do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, localizado na Av. João Naves de Ávila, 2121, Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG. E reunirá autoridades do FNDE e das equipes de todos os Cecampes do país.

 

A atividade constituirá um momento compartilhante fundamental para todos os Cecampes e para a equipe gestora do projeto no FNDE. Será um importante espaço de interlocução e fortalecimento de rede para refletirmos juntos/as sobre o alinhamento e a contribuição dos Cecampes tanto no fortalecimento do PDDE e suas Ações Integradas quanto no apoio aos estados, municípios e escolas em seus processos de gestão financeira, a fim de promover a melhoria da qualidade da educação básica, a partir de uma concepção de educação étnica e socialmente referenciada.

 

No primeiro dia do evento a programação é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Cecampe Sudeste UFU: www.youtube.com/cecampesudesteufu.

 

Confira, abaixo, a programação completa:

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Consciência Negra: Uma Jornada de Luta e Representatividade

O compromisso e o engajamento do Cecampe Sudeste com a promoção de educação antirracista e etnicamente referenciada é um dos grandes destaques em seu perfil identitário. Por esse motivo, a devida ênfase ao dia 20/11/2024 em que se referência a consciência negra, é primordial, pois de agora em diante enfim é considerado um feriado nacional.

 

Mesmo ainda distantes da tão necessária reparação histórica imprensindível para o povo negro brasileiro e por esse motivo sem possibilidade de celebrações, a data consiste num marco para se repensar nas formas de combate ao racismo, sendo a educação uma das estratégias mais potentes.

 

Nesse sentido, o Cecampe Sudeste sempre destaca em seus produtos o compromisso com essa pauta, tendo seus caminhos compartilhantes marcados por este compromisso: oficinas antirracistas, seminários temáticos antirracistas, promoção de educação escolar quilombola e indígena sempre rumo aos olhares e desafios do PDDE.

 

Sigamos na luta! 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Fortalecendo a Educação Quilombola e Indígena: Diálogos e Práticas para uma Educação Inclusiva

O Cecampe Sudeste UFU tem uma diversidade de produtos diretamente articulados ao seu princípio basilar, que consiste em contribuir com a qualidade social e etnicamente referenciada da educação básica pública, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (Pdde) e suas ações integradas.

 

O perfil identitário do Cecampe Sudeste UFU, refletido em seus produtos e ações, enfatiza continuamente seu compromisso educacional com as comunidades indígenas, negras e quilombolas.

 

Por esse motivo, apresentamos a sequência de atividades e ações formativas que foram desenvolvidas pelo Cecampe Sudeste UFU no que tange à promoção de equidade racial, educação antirracista e quilombola, de forma sempre vinculada ao PDDE.

 

  1. Postagem em rede social com a Profa. Givânia Maria da Silva, pertencente à Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq), acerca do termo ou categoria "compartilhante", disponível em: https://www.instagram.com/reel/C32zWg7NUS1/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Webinar “Educação Quilombola, Indígena e PDDE: caminhos e diálogos”, com a participação de Eunice Tapuia e Givânia Maria da Silva, ocorrido no dia 14 de dezembro de 2023 às 19h, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=USvp4baFmF8&t=76s e https://www.instagram.com/p/C0T_fz0OFwX/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Participação no XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação do Estado de São Paulo, ocorrido de 02 a 04 de maio de 2024 em Itaquaquecetuba:

 

  1. Mesa redonda: “Um olhar conselheiro sobre as infâncias: sonhadas, roubadas, pretas, excluídas, quilombolas, originárias, circenses, suburbanas, das águas, da árvores, ribeirinhas, das ruas, ciganas, institucionalizadas, das florestas, urbanas, campesinas dos assentamentos rurais e tantos outros espaços”, com a participação de Profa. Dra. Jane Reis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C6Cp1wrskn_/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Oficina temática: “Educação antirracista e PDDE:  uma relação possível”, com a participação de Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Profa. Dra. Jane Reis. Divulgação disponível em: https://www.instagram.com/p/C6NUBb0s7fL/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== e em https://www.instagram.com/p/C6aC0cTtcG3/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== (com vagas esgotadas).

 

  1. Entrevista durante o evento, sobre educação antirracista: https://www.instagram.com/reel/C6kujaStNyB/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Participação no XXII Encontro Estadual da Undime-MG, ocorrido nos dias 25, 26 e 27 de junho em Jaboticatubas, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/07/cecampe-sudeste-ufu-presente-no-xii-seminario-estadual-undimemg

 

  1. Oficina temática: “Educação antirracista e PDDE:  uma relação possível”, com a participação de Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Profa. Dra. Jane Reis.

 

  1. Postagem em rede social em 25 de julho de 2024: Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, disponível em: https://www.instagram.com/p/C92AvEeuI7B/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Participação no XXXIII Encontro Nacional da UNCME, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2024 em Itapetininga Disponível em: https://www.instagram.com/p/C-8kQP1J7EJ1oY5gSm7VN-g79-kN7JmRkTe6Dg0/?hl=pt-br e https://proexc.ufu.br/acontece/2024/08/cecampe-sudeste-ufu-presente-no-xxxiii-seminario-estadual-uncmesp

 

  1. Visita técnica na Universidade Federal do Espírito Santo, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/09/cecampe-sudeste-na-universidade-federal-do-espirito-santo-formalizacao-de-parceira

 

  1. Reunião com gestores/as educacionais quilombolas;

 

  1. Participação em banca de mestrado do trabalho intitulado “Memória, fé e resistência: contribuições das mulheres do jongo de Linharinho para educação quilombola”, para avaliação da dissertação e do produto educacional;

 

  1. Reunião com Pró-Reitoria de Extensão, disponível em: https://www.instagram.com/p/DAY5sKstas5/?hl=pt-br

 

  1. 4º Encontro Gepefe, com o tema: “A política de descentralização de recursos federais da educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos”, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/11/6o-encontro-do-gepefe

 

  1. 5º Encontro Gepefe, com o tema: “Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas” disponível em:  https://proexc.ufu.br/acontece/2024/10/5o-encontro-do-gepefe-educacao-quilombola-epistemologias-contextos-e-praticas

 

  1. 6º Encontro Gepefe, com o tema: “Estudos analíticos e propositivos para o aprimoramento e inovação da execução dos programas de manutenção escolar especificamente nas comunidades indígenas”, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/11/6o-encontro-do-gepefe

 

 

 

 

 

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão, Financiamento da Educação e Equidade - Gepefe insere-se no rol dos produtos do Cecampe Sudeste, tendo como objetivo realizar pesquisas para aprofundar questões relacionadas à gestão e ao financiamento da educação, tendo como categorias de análise:  a gestão democrática, a equidade e a educação social e etnicamente referenciadas.  Considerando o conjunto de ações do Cecampe Sudeste UFU, o GEPEFE justifica-se pela importância em aprofundar os estudos acerca do PDDE com a finalidade de oferecer subsídios teóricos e metodológicos para as ações: a) levantamentos de dados, pesquisas e análises para monitoramento e avaliação da gestão do PDDE; b) formação de gestores escolares que atuam com o PDDE; c) produção de material instrucional  e tecnologias que contribuam para aperfeiçoamento da gestão  do  PDDE;  promover estudos acerca da temática acerca do PDDE e escolas com localização diferenciada, indígenas e quilombolas.

 

Como parte de suas atividades, o Gepefe promoveu o “Ciclo de estudos do GEPEFE”, tendo como justificativa a importância de promover estudos acerca da temática acerca do PDDE com a finalidade de oferecer subsídios teóricos e metodológicos para as ações de levantamento de dados, pesquisas e análises para monitoramento e avaliação da gestão do PDDE; formação de pesquisadores e gestores escolares; e produção de material instrucional e tecnologias que contribuam para aperfeiçoamento da gestão do PDDE.

 

O Ciclo de estudos é realizado por meio de encontros mensais, tendo como metodologia: encontros/diálogos presenciais e virtuais entre gestores públicos da educação básica e pesquisadores da universidade, registrados em relatórios de reuniões, ao longo do percurso.  São realizadas mesas redondas com a participação de gestores e pesquisadores que se dedicam à problematização de temáticas acerca da relação entre políticas públicas, gestão, financiamento da educação e equidade. Para cada encontro foi indicado um referencial teórico pertinente a cada temática, para leitura prévia.

 

Dentro da programação do Ciclo de estudos, o  Gepefe  realizou três sessões de estudos sobre as temáticas indígenas e quilombolas, apresentadas a seguir.

 

4º Encontro Gepefe

 Tema: A política de descentralização de recursos federais da  educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos”

 

O 4º Encontro Gepefe aconteceu no dia 29 de agosto (quinta-feira), às 19h, com término às 20h30min. A convidada foi a professora doutora Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), membro do Cecampe Norte.

 

O tema discutido foi “A política de descentralização de recursos federais da  educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos". No debate, Irlanda citou o estrangulamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a inconsistências das políticas de financiamento educacional. Nesse contexto, a professora afirmou a importância dos Cecampes e de suas ações de apoio e assistência técnica às unidades escolares oferecendo formação técnica aos gestores para lidarem melhor com os recursos suplementares oriundos do PDDE. Como resultado das ações, os Cecampes têm conseguido avançar na formação, no monitoramento e na avaliação do PDDE.

 

O encontro de estudo teve como texto de discussão o artigo intitulado “Quando o Estado não chega: a eficácia de programas educacionais em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas.”

 

Referência bibliográfica:

GOMES DE ARAÚJO LOBO, C.; BERNARDINO-COSTA, J. QUANDO O ESTADO NÃO CHEGA : A EFICÁCIA DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS EM ASSENTAMENTOS, COMUNIDADES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS. Educação em Revista [S. l.], v. 38, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26309. Acesso em: 14 nov. 2024.

 

No encontro foi discutido acerca dos benefícios efetivos da política de descentralização de recursos federais da educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos.  Discutiu-se sobre a temática a partir da experiência do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), abordando a   eficácia   do   PDDE   em   comunidades   indígenas,  quilombolas   e assentamentos.

 

5º Encontro Gepefe

Tema: Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas

 

O 5º Encontro Gepefe aconteceu no dia 31 de outubro (quinta-feira), às 19h, com término às 20h30min. A convidada da noite foi a professora Profa. Dra. Patrícia Rufino, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O tema discutido foi “Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas” e a condução do debate está a cargo da Profa. Patrícia Rufino – UFES.

 

Referência bibliográfica:

ANDRADE, Patrícia Gomes Rufino. Sobre políticas do corpo negro feminino e territorialidades jongueiras no enfrentamento ao racismo. Farol, [S. l.], v. 17, n. 24, p. 80–93, 2021. DOI: 10.47456/rf.v17i24.36407.

 

 O encontro teve como temática Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas, em especial sobre políticas do corpo negro instituídas por mulheres jongueiras a partir de aproximações nas práticas culturais do Sapê do Norte. Discutiu-se sobre a importância da compreensão de suas ancestralidades, também foi abordado sobre formas de pensarmos a descolonização dos corpos, das mentes, desracializar no complexo sentido de religação ancestral. O aprendizado junto às comunidades é de grande importância, porque a relação ancestral é um reconhecimento do fazer, porque busca agregar a relação mística, na concepção do feminino, o que se entende pela mulher preta que está   território, quem é essa mulher, desde a bisavó,  a avó, que passou para a filha, que vai ensinando essa mulher a se construir e se auto afirmar como aquela liderança no território é uma relação estratégica para ensinar às mulheres o poder que elas têm, o enfrentamento às questões severas, difíceis e politicamente complexas. 

 

6º Encontro Gepefe

Tema: Estudos analíticos e propositivos para o aprimoramento e inovação da execução dos programas de manutenção escolar especificamente nas comunidades indígenas

 

Esta atividade está programada para o próximo dia 21 de novembro de 2024. Convidamos todas e todos para mais uma imersão na temática da Educação Quilombola e Indígena.

 

RESUMO QUANTITATIVO

Ações Realizadas Cecampe Sudeste/UFU (2023/2024) com as temáticas em destaque “comunidades indígenas, negras e quilombolas”

Fonte: Cecampe Sudeste/UFU – 2023/2024

 

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Programa Escola das Adolescências: Prazos e Orientações!

As escolas públicas selecionadas para o Programa Escola das Adolescências devem ficar atentas aos prazos para adesão ao Programa e habilitação para recebimento dos recursos financeiros destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. Confira as datas importantes:

 

  • 14 de novembro de 2024: Data limite para adesão das Entidades Executoras (EExs) ao programa no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
  • De 15 a 29 de novembro de 2024: Período de adesão das Unidades Executoras (UEXs) ao programa no PDDE Interativo.
  • De 29 de novembro de 2024 a 29 de janeiro de 2025: Fase de elaboração do planejamento para execução do programa.

 

Para mais detalhes e orientações sobre o processo de adesão e recebimento dos recursos, acesse a Resolução CD/FNDE no 23/2024 disponível no site do Ministério da Educação: www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/mec-abre-adesao-ao-pdde-escola-das-adolescencias.

 

Não perca a oportunidade de garantir os recursos para a sua escola. Fique atento aos prazos e garanta a participação no Programa Escola das Adolescências.

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

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Cecampe Sudeste
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