Programas Institucionais

CALEIDOSCÓPIO ÉTNICO-RACIAL SOB A PERSPECTIVA DO PDDE: CONEXÕES COM A PNEERQ

Com o Cecampe Sudeste UFU, você ficará por dentro de todas as novidades no campo das políticas educacionais. Especialmente aquelas voltadas para a promoção de equidade e justiça social. É por isso que no dia 27/02/2025, às 19h30, você poderá acompanhar, em nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/c/CECAMPESUDESTEUFU), o Webinar "Caleidoscópio étnico-racial sob a perspectiva do PDDE: conexões com a Pneerq".

 

A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) tem o objetivo de implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. Suas metas e ações se distribuem em sete eixos: Governança: estrutura da política na versão universal e focalizada; Diagnóstico e monitoramento da implementação da Lei nº 10.639/2003; Formação de gestores escolares e professores em educação básica para as relações étnico-raciais; Material didático e literário; Protocolos de prevenção e resposta ao racismo no ambiente educacional; Afirmação das trajetórias negras e quilombolas; Difusão de saberes. 

 

Para essa conversa convidamos Adilson Pereira dos Santos (UFOP), que é Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e sócio fundador do Fórum da Igualdade Racial de Ouro Preto; Ana Cristina Juvenal da Cruz (UFSCar), que é Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, Coordenadora do GT 21 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd e Integrante da Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara), vinculada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC); e Josiane Silva (UFSCar), que é professora e pesquisadora da rede municipal de Juiz de Fora-MG.

 

 

Você não vai querer perder essa! 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

 

 

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim

RESOLUÇÃO Nº 15, DE 16 DE SETEMBRO DE 2021

O Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, criado no ano de 1995, também conhecido pelas entidades participantes como PDDE Básico, atualmente é regido pela Resolução CD/FNDE/MEC nº 15, de 16 de setembro de 2021. Ela dispõe sobre as orientações para o apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa, em cumprimento ao disposto na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. O PDDE consiste na destinação anual de recursos financeiros, em caráter suplementar, repassados às entidades participantes, cujas finalidades consistem em contribuir para: o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais beneficiários que concorram para a garantia de seu funcionamento; a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica; e o incentivo da autogestão escolar e do exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social.
Número: 
15
Data de publicação: 
quinta-feira, 16 Setembro, 2021
Tipo de legislação: 
Assunto: 
Âmbito da legislação: 

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA & GESTÃO FINANCEIRA

Vem aí um evento incrível!

 

O Cecampe Sudeste UFU convida todas as pessoas interessadas a participarem do webinar "Educação Escolar Indígena e Gestão Financeira", que será realizado no dia 06 de fevereiro de 2025, às 19h30

 

O webinar abordará desafios e estratégias para a gestão financeira de escolas indígenas, destacando a importância da autonomia na administração dos recursos e a adaptação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) às realidades dos povos indígenas.

 

Para esse debate, contamos com convidados que atuam diretamente na área: 

 

- Lucia Alberta Andrade de Oliveira – Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
- Martinha Mendonça Guajajara – Diretora na EMI Guarani Para Poty Nhe'e Já em Maricá-RJ. 
- Edilson Martins Baniwa – Professor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e Coordenador Geral de Articulação de Política de Educação Indígena no Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

 

 

Participe desse diálogo transformador e contribua para fortalecer a educação escolar indígena!

 

Não perca! O webinar será certificado pela Universidade Federal de Uberlândia.

 

Garanta sua presença!

Acesse: www.youtube.com/cecampesudesteufu

 

Marque na agenda, convide sua rede e venha fazer parte dessa troca de conhecimentos!

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

 

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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2024- RESOLUÇÃO SEI Nº 69/2024 CONSEX - Institui o Programa de Extensão Rede FitoCerrado da UFU, e dá outras providências

Aprovar o Programa de Extensão "RedeFitoCerrado: Atividades de integração dos conhecimentos acadêmico, tradicional e popular em plantas medicinais e fitoterapia " da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC, por meio do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários - CIEPS.
Número: 
69/2024
Data de publicação: 
segunda-feira, 26 Agosto, 2024
Tipo de legislação: 
Áreas de Atendimento: 
Âmbito da legislação: 

Educação Quilombola & Indígena

O Cecampe Sudeste UFU, em parceria com representantes do FNDE, vivenciou, entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2025, momentos formativos indeléveis na história dos caminhos compartilhantes: duas ações formativas de Assistência Técnica em Angra dos Reis (RJ) inteiramente voltadas para a educação escolar indígena e para a educação escolar quilombola, reforçando o compromisso com a diversidade e inclusão educacional. 

 

Foram momentos únicos planejados e executados de forma democrática e muito dialógica, tendo como prioridade respeitar os perfis identitários de cada território e suas respectivas comunidades e, a partir disso, poder pensar em possibilidades de fortalecimento por meio do PDDE. 

 

Além disso, o FNDE acompanhou de perto todo o processo, vivenciando cada momento da programação prevista. 

 

Foi literalmente um momento profícuo de imersão em território indígena e quilombola, possibilitando muito aprendizado e partilha, deixando um legado tanto para as comunidades quanto para a equipe envolvida! 

 

Essas ações formativas reafirmam o compromisso do Cecampe Sudeste UFU com uma educação transformadora e sensível às particularidades de cada localidade. 

 

 

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Educação Quilombola & Indígena

O ano mal começou e a equipe do Cecampe Sudeste UFU já está trilhando os caminhos compartilhantes, desta vez em Angra dos Reis-RJ.

 

Hoje pela manhã, a comitiva do Cecampe Sudeste visitou a aldeia Sapukay da etnia Guarani, e à tarde foi a vez de conhecer o território quilombola Bracuí. A atividade de campo junto às duas comunidades e o diálogo com suas lideranças foi uma importante oportunidade de aproximação a fim de oferecer assistência técnica sobre o PDDE e suas ações integradas, priorizando a identidade, pertencimento e autonomia em todos os momentos.  

 

No período da manhã as pessoas se apresentaram e na sequência houve um espaço interativo introdutório sobre o PDDE. Foi um encontro primordial que antecedeu a programação de atividades que acontecerão nos dias 23 e 24, viabilizando o planejamento do que será desenvolvido com cada comunidade, juntamente com o Cecampe Sudeste UFU e representantes do FNDE. 

 

As atividades foram encerradas com uma visita à exposição “Passado Futuro”, que representa a história do Quilombo Bracuí e está disponível no referido território.  

 

Mais uma ação fundamental que reforça nosso compromisso com a promoção de uma educação escolar indígena e quilombola étnica e socialmente referenciada. Continue acompanhando para ficar por dentro desse movimento!

 

 

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Sim