Caminhos compartilhantes em São Mateus/ES
Enviado por cairo@ufu.br em dom, 27/04/2025 - 19:55
Nos dias 24 e 25 de abril de 2025, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe Sudeste UFU) realizou, em São Mateus-ES, sua primeira parada compartilhante do ano, promovendo dois dias da formação presencial “Caminhos Compartilhantes com o PDDE”, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).
A formação foi realizada no campus São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que também foi instituição parceira para a realização da atividade formativa. O evento reuniu gestores/as escolares, representantes de caixas escolares e profissionais da educação básica de 18 municípios do Espírito Santo em suas duas turmas.
No dia 24/04, participaram gestores/as dos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Nova Venécia, Pinheiros, Alto Rio Novo e Vila Pavão. Já no dia 25/04, a formação atendeu representantes de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Bananal, Vitória e Venda Nova do Imigrante, reafirmando o compromisso regional com o fortalecimento da gestão escolar.
A programação dos dois dias contou com mesas institucionais e dialogadas, nas quais foram discutidos temas como o PDDE como política pública, a gestão democrática dos recursos e estratégias para o uso responsável dos repasses federais. As mesas foram compostas pelo representante técnico do FNDE/MEC, Sr. Hudson Nogueira Santos, e por especialistas da UFU, da UFES e da UFMG, além de autoridades locais e regionais da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES), da Superintendência Regional de Ensino de São Mateus e da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.
A atividade teve início em ambos os dias com apresentações culturais simbólicas. No primeiro dia, a Griô Gessi Cassiano e a professora Olindina Cirilo Nascimento Serafim refletiram sobre a ancestralidade e a resistência quilombola por meio da poesia. No segundo dia, estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Valério Coser, orientados pelo professor Alex e pela professora Olindina, emocionaram o público com uma apresentação artística de pertencimento, luta e resistência dos quilombos.
As tardes foram dedicadas a oficinas práticas, seminários temáticos e assessoramento técnico para escolas diferenciadas, com foco em territórios indígenas, quilombolas e assentamentos. As atividades foram conduzidas com metodologias dinâmicas e interativas, valorizando o protagonismo dos participantes.
Como em todas as ações formativas do Cecampe Sudeste UFU, o Cecampe Sudeste Atende esteve presente, oferecendo atendimento técnico especializado às dúvidas específicas das equipes escolares e contribuindo de forma direta para o fortalecimento da gestão educacional nas redes públicas.
Toda essa mobilização só foi possível graças ao trabalho conjunto entre o Cecampe Sudeste UFU, a Universidade Federal do Espírito Santo, a Sedu/ES, a Superintendência Regional de Ensino de São Mateus, a Secretaria Municipal de Educação de São Mateus, a Secretaria Municpal de Educação de Pinheiros, lideranças quilombolas, além das secretarias de educação e superintendências dos municípios participantes. A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Seccional Espírito Santo (Ucme-ES) também esteve presente durante as atividades.