CECAMPE Sudeste

Fortalecendo a Educação Quilombola e Indígena: Diálogos e Práticas para uma Educação Inclusiva

O Cecampe Sudeste UFU tem uma diversidade de produtos diretamente articulados ao seu princípio basilar, que consiste em contribuir com a qualidade social e etnicamente referenciada da educação básica pública, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (Pdde) e suas ações integradas.

 

O perfil identitário do Cecampe Sudeste UFU, refletido em seus produtos e ações, enfatiza continuamente seu compromisso educacional com as comunidades indígenas, negras e quilombolas.

 

Por esse motivo, apresentamos a sequência de atividades e ações formativas que foram desenvolvidas pelo Cecampe Sudeste UFU no que tange à promoção de equidade racial, educação antirracista e quilombola, de forma sempre vinculada ao PDDE.

 

  1. Postagem em rede social com a Profa. Givânia Maria da Silva, pertencente à Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq), acerca do termo ou categoria "compartilhante", disponível em: https://www.instagram.com/reel/C32zWg7NUS1/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Webinar “Educação Quilombola, Indígena e PDDE: caminhos e diálogos”, com a participação de Eunice Tapuia e Givânia Maria da Silva, ocorrido no dia 14 de dezembro de 2023 às 19h, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=USvp4baFmF8&t=76s e https://www.instagram.com/p/C0T_fz0OFwX/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Participação no XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação do Estado de São Paulo, ocorrido de 02 a 04 de maio de 2024 em Itaquaquecetuba:

 

  1. Mesa redonda: “Um olhar conselheiro sobre as infâncias: sonhadas, roubadas, pretas, excluídas, quilombolas, originárias, circenses, suburbanas, das águas, da árvores, ribeirinhas, das ruas, ciganas, institucionalizadas, das florestas, urbanas, campesinas dos assentamentos rurais e tantos outros espaços”, com a participação de Profa. Dra. Jane Reis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C6Cp1wrskn_/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Oficina temática: “Educação antirracista e PDDE:  uma relação possível”, com a participação de Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Profa. Dra. Jane Reis. Divulgação disponível em: https://www.instagram.com/p/C6NUBb0s7fL/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== e em https://www.instagram.com/p/C6aC0cTtcG3/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== (com vagas esgotadas).

 

  1. Entrevista durante o evento, sobre educação antirracista: https://www.instagram.com/reel/C6kujaStNyB/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Participação no XXII Encontro Estadual da Undime-MG, ocorrido nos dias 25, 26 e 27 de junho em Jaboticatubas, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/07/cecampe-sudeste-ufu-presente-no-xii-seminario-estadual-undimemg

 

  1. Oficina temática: “Educação antirracista e PDDE:  uma relação possível”, com a participação de Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Profa. Dra. Jane Reis.

 

  1. Postagem em rede social em 25 de julho de 2024: Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, disponível em: https://www.instagram.com/p/C92AvEeuI7B/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

  1. Participação no XXXIII Encontro Nacional da UNCME, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2024 em Itapetininga Disponível em: https://www.instagram.com/p/C-8kQP1J7EJ1oY5gSm7VN-g79-kN7JmRkTe6Dg0/?hl=pt-br e https://proexc.ufu.br/acontece/2024/08/cecampe-sudeste-ufu-presente-no-xxxiii-seminario-estadual-uncmesp

 

  1. Visita técnica na Universidade Federal do Espírito Santo, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/09/cecampe-sudeste-na-universidade-federal-do-espirito-santo-formalizacao-de-parceira

 

  1. Reunião com gestores/as educacionais quilombolas;

 

  1. Participação em banca de mestrado do trabalho intitulado “Memória, fé e resistência: contribuições das mulheres do jongo de Linharinho para educação quilombola”, para avaliação da dissertação e do produto educacional;

 

  1. Reunião com Pró-Reitoria de Extensão, disponível em: https://www.instagram.com/p/DAY5sKstas5/?hl=pt-br

 

  1. 4º Encontro Gepefe, com o tema: “A política de descentralização de recursos federais da educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos”, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/11/6o-encontro-do-gepefe

 

  1. 5º Encontro Gepefe, com o tema: “Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas” disponível em:  https://proexc.ufu.br/acontece/2024/10/5o-encontro-do-gepefe-educacao-quilombola-epistemologias-contextos-e-praticas

 

  1. 6º Encontro Gepefe, com o tema: “Estudos analíticos e propositivos para o aprimoramento e inovação da execução dos programas de manutenção escolar especificamente nas comunidades indígenas”, disponível em: https://proexc.ufu.br/acontece/2024/11/6o-encontro-do-gepefe

 

 

 

 

 

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão, Financiamento da Educação e Equidade - Gepefe insere-se no rol dos produtos do Cecampe Sudeste, tendo como objetivo realizar pesquisas para aprofundar questões relacionadas à gestão e ao financiamento da educação, tendo como categorias de análise:  a gestão democrática, a equidade e a educação social e etnicamente referenciadas.  Considerando o conjunto de ações do Cecampe Sudeste UFU, o GEPEFE justifica-se pela importância em aprofundar os estudos acerca do PDDE com a finalidade de oferecer subsídios teóricos e metodológicos para as ações: a) levantamentos de dados, pesquisas e análises para monitoramento e avaliação da gestão do PDDE; b) formação de gestores escolares que atuam com o PDDE; c) produção de material instrucional  e tecnologias que contribuam para aperfeiçoamento da gestão  do  PDDE;  promover estudos acerca da temática acerca do PDDE e escolas com localização diferenciada, indígenas e quilombolas.

 

Como parte de suas atividades, o Gepefe promoveu o “Ciclo de estudos do GEPEFE”, tendo como justificativa a importância de promover estudos acerca da temática acerca do PDDE com a finalidade de oferecer subsídios teóricos e metodológicos para as ações de levantamento de dados, pesquisas e análises para monitoramento e avaliação da gestão do PDDE; formação de pesquisadores e gestores escolares; e produção de material instrucional e tecnologias que contribuam para aperfeiçoamento da gestão do PDDE.

 

O Ciclo de estudos é realizado por meio de encontros mensais, tendo como metodologia: encontros/diálogos presenciais e virtuais entre gestores públicos da educação básica e pesquisadores da universidade, registrados em relatórios de reuniões, ao longo do percurso.  São realizadas mesas redondas com a participação de gestores e pesquisadores que se dedicam à problematização de temáticas acerca da relação entre políticas públicas, gestão, financiamento da educação e equidade. Para cada encontro foi indicado um referencial teórico pertinente a cada temática, para leitura prévia.

 

Dentro da programação do Ciclo de estudos, o  Gepefe  realizou três sessões de estudos sobre as temáticas indígenas e quilombolas, apresentadas a seguir.

 

4º Encontro Gepefe

 Tema: A política de descentralização de recursos federais da  educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos”

 

O 4º Encontro Gepefe aconteceu no dia 29 de agosto (quinta-feira), às 19h, com término às 20h30min. A convidada foi a professora doutora Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), membro do Cecampe Norte.

 

O tema discutido foi “A política de descentralização de recursos federais da  educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos". No debate, Irlanda citou o estrangulamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a inconsistências das políticas de financiamento educacional. Nesse contexto, a professora afirmou a importância dos Cecampes e de suas ações de apoio e assistência técnica às unidades escolares oferecendo formação técnica aos gestores para lidarem melhor com os recursos suplementares oriundos do PDDE. Como resultado das ações, os Cecampes têm conseguido avançar na formação, no monitoramento e na avaliação do PDDE.

 

O encontro de estudo teve como texto de discussão o artigo intitulado “Quando o Estado não chega: a eficácia de programas educacionais em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas.”

 

Referência bibliográfica:

GOMES DE ARAÚJO LOBO, C.; BERNARDINO-COSTA, J. QUANDO O ESTADO NÃO CHEGA : A EFICÁCIA DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS EM ASSENTAMENTOS, COMUNIDADES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS. Educação em Revista [S. l.], v. 38, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26309. Acesso em: 14 nov. 2024.

 

No encontro foi discutido acerca dos benefícios efetivos da política de descentralização de recursos federais da educação para unidades de ensino situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos.  Discutiu-se sobre a temática a partir da experiência do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), abordando a   eficácia   do   PDDE   em   comunidades   indígenas,  quilombolas   e assentamentos.

 

5º Encontro Gepefe

Tema: Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas

 

O 5º Encontro Gepefe aconteceu no dia 31 de outubro (quinta-feira), às 19h, com término às 20h30min. A convidada da noite foi a professora Profa. Dra. Patrícia Rufino, da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O tema discutido foi “Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas” e a condução do debate está a cargo da Profa. Patrícia Rufino – UFES.

 

Referência bibliográfica:

ANDRADE, Patrícia Gomes Rufino. Sobre políticas do corpo negro feminino e territorialidades jongueiras no enfrentamento ao racismo. Farol, [S. l.], v. 17, n. 24, p. 80–93, 2021. DOI: 10.47456/rf.v17i24.36407.

 

 O encontro teve como temática Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas, em especial sobre políticas do corpo negro instituídas por mulheres jongueiras a partir de aproximações nas práticas culturais do Sapê do Norte. Discutiu-se sobre a importância da compreensão de suas ancestralidades, também foi abordado sobre formas de pensarmos a descolonização dos corpos, das mentes, desracializar no complexo sentido de religação ancestral. O aprendizado junto às comunidades é de grande importância, porque a relação ancestral é um reconhecimento do fazer, porque busca agregar a relação mística, na concepção do feminino, o que se entende pela mulher preta que está   território, quem é essa mulher, desde a bisavó,  a avó, que passou para a filha, que vai ensinando essa mulher a se construir e se auto afirmar como aquela liderança no território é uma relação estratégica para ensinar às mulheres o poder que elas têm, o enfrentamento às questões severas, difíceis e politicamente complexas. 

 

6º Encontro Gepefe

Tema: Estudos analíticos e propositivos para o aprimoramento e inovação da execução dos programas de manutenção escolar especificamente nas comunidades indígenas

 

Esta atividade está programada para o próximo dia 21 de novembro de 2024. Convidamos todas e todos para mais uma imersão na temática da Educação Quilombola e Indígena.

 

RESUMO QUANTITATIVO

Ações Realizadas Cecampe Sudeste/UFU (2023/2024) com as temáticas em destaque “comunidades indígenas, negras e quilombolas”

Fonte: Cecampe Sudeste/UFU – 2023/2024

 

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim

Programa Escola das Adolescências: Prazos e Orientações!

As escolas públicas selecionadas para o Programa Escola das Adolescências devem ficar atentas aos prazos para adesão ao Programa e habilitação para recebimento dos recursos financeiros destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. Confira as datas importantes:

 

  • 14 de novembro de 2024: Data limite para adesão das Entidades Executoras (EExs) ao programa no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
  • De 15 a 29 de novembro de 2024: Período de adesão das Unidades Executoras (UEXs) ao programa no PDDE Interativo.
  • De 29 de novembro de 2024 a 29 de janeiro de 2025: Fase de elaboração do planejamento para execução do programa.

 

Para mais detalhes e orientações sobre o processo de adesão e recebimento dos recursos, acesse a Resolução CD/FNDE no 23/2024 disponível no site do Ministério da Educação: www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/mec-abre-adesao-ao-pdde-escola-das-adolescencias.

 

Não perca a oportunidade de garantir os recursos para a sua escola. Fique atento aos prazos e garanta a participação no Programa Escola das Adolescências.

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Incorporar vídeo : 
Autoria: 
Cecampe Sudeste
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim

Formação em Carapicuíba/SP, veja como foi!

 

 

 

 

 

 

Dessa vez, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe Sudeste UFU) fez sua parada compartilhante novamente em terras paulistas, especificamente, no município de Carapicuíba. 

 

O destaque dessa ação formativa foi a participação de representante técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vinculado à Coordenação Geral de Desenvolvimento e Melhoria da Educação (CGDME), Sr. Daêr José Vieira da Mota. Sua presença e participação, indubitavelmente, agradou o público presente, com uma oportunidade imperdível de dialogar com ele diretamente e ainda ficar por dentro das principais informações, saberes e contatos sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 

 

O Cecampe Sudeste Atende está cada vez mais famoso e tornou-se efetivamente um dos produtos mais exitosos das nossas atuais frentes de trabalho. Sempre presente nos “Caminhos Compartilhantes com o PDDE” atendendo nas demandas específicas de gestore/as e diversos contextos educacionais. 

 

Tudo isso somente foi possível a partir da parceria firmada entre o Cecampe Sudeste UFU e a Secretaria Municipal de Educação de Carapicuíba, que não mediu esforços no empenho e organização dessa ação formativa. Estiveram presentes participantes dos municípios de Carapicuíba, Barbacena (MG), Cruzeiro, Embu das artes, Itapecerica da Serra, Osasco, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, São Caetano do Sul, São Paulo e Vargem Grande Paulista, totalizando 119 pessoas inscritas e presentes. 

 

Para trazer leveza à programação, houve uma apresentação cultural promovida pela Oca Escola Cultura, focada na infância e juventude da Aldeia de Carapicuíba e arredores, proporcionando momentos de integração e enriquecimento cultural. 

 

Apesar do clima de garoa, tipicamente paulista, não foi impeditivo para que o período da tarde fosse sucesso total para os presentes, repleto de partilha, fortalecimento de redes e interatividade com dinâmicas e jogos. 

 

Assim finalizou-se mais uma missão do Cecampe Sudeste UFU, garantindo formação gratuita e de qualidade com certificação oficial aos seus participantes. 

 

Maiores detalhes estão na galeria de fotos dessa atividade e nas redes sociais @cecampesudeste. 

 

 

 

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim

Aqui, você poderá acompanhar com foi a formação presencial "Caminhos compartilhantes com o PDDE" em Carapicuíba/SP em 08 de novembro de 2024.

Tipo Conteúdo: 
Tópicos: 
Linha-fina: 
08 de novembro de 2024

6º ENCONTRO do Gepefe:

 

 

 

 

 

 

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão, Financiamento da Educação e Equidade - Gepefe realizará seu terceiro encontro no dia 21 de novembro de 2024 , das 19h às 20h30 , e todas as pessoas interessadas poderão participar! 

 

O tema da discussão será “Estudos analíticos e propositivos para o aprimoramento e inovação da execução dos programas de manutenção escolar especificamente nas comunidades indígenas”  e a condução do debate está a cargo do professor pesquisador Josué Carvalho Kanhgág (Professor UFSC e Consultor FNDE/UNESCO).

 

 

O encontro ocorrerá na modalidade virtual:

 

 

Para que o diálogo seja ainda mais potente, os/as participantes devem se preparar por meio da leitura prévia da seguinte bibliografia:

 

Bibliografia: FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Estudos analíticos e propositivos para o aprimoramento e inovação da execução dos programas de manutenção escolar especificamente nas comunidades indígenas. Brasília, DF: FNDE, 2022.

 

Link de acesso à obra: CLIQUE AQUI!

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em

Autoria: 
Cecampe Sudeste
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim

PDDE Interativo: Diagnóstico das Escolas disponível para preenchimento

Atenção, gestores/as educacionais! 

  

O “Diagnóstico das Escolas” é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e está disponível para preenchimento desde segunda-feira, 4 de novembro de 2024. Este recurso é essencial para apoiar a gestão escolar, promover a reflexão sobre a situação atual da escola e contribuir para seu planejamento estratégico. 

  

Para preencher o “Diagnóstico das Escolas”, os/as gestores devem acessar o PDDE Interativo (clique aqui) na plataforma do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O prazo para o envio das informações se estende até o dia 5 de janeiro de 2025. Portanto, há tempo suficiente para uma análise cuidadosa e detalhada do que será registrado. 

  

Como funciona o “Diagnóstico das Escolas”? 

  

Está estruturado em 11 blocos e aborda 26 temas distintos. Essa organização permite uma identificação clara das lacunas existentes na gestão escolar, fornecendo aos/às gestores/as os subsídios necessários para tomada de decisões eficazes. 

  

Por que participar? 

  

A participação no “Diagnóstico das Escolas” não é apenas um exercício de preenchimento de formulários. Trata-se de uma oportunidade de reflexão profunda sobre os aspectos que definem o funcionamento da instituição de ensino básico. Ao se engajar nesse processo, a escola poderá: 

  

Identificar áreas que necessitam de aprimoramento; 

Reconhecer e valorizar as ações positivas e as boas práticas já implementadas; 

Promover um ambiente de colaboração e participação ativa da comunidade escolar. 

  

Para garantir que o Diagnóstico das Escolas reflita a realidade e as necessidades de cada instituição, o MEC recomenda a formação de grupos de trabalho (GT) que incluam membros da comunidade escolar. Esses grupos devem avaliar e debater cada questão contida no Diagnóstico, buscando um entendimento coletivo e consensual. 

  

Não perca a oportunidade de fortalecer ainda mais a gestão democrática da sua escola!

 

Observação importante: o questionário completo está disponível abaixo! 

 

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim

Formação em Monte Carmelo/MG, veja como foi!

 

 

 

 

 

 

O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da região sudeste estreitou sua conexão com o município de Monte Carmelo-MG.  A formação “Caminhos Compartilhantes com o PDDE” aconteceu em modalidade presencial, no dia 25 de outubro de 2024, no Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia. 

 

Mais uma vez, o sucesso foi garantido, tendo a participação efetiva de 123 pessoas, oriundas de 10 cidades da região: Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Monte Carmelo, Romaria e Uberlândia. 

 

A atividade formativa teve duração de 8 horas, devidamente validadas pelo FNDE e certificadas pela Universidade Federal de Uberlândia. A organização da formação só foi possível por meio da parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação de Monte Carmelo, que muito se empenhou para a realização do evento. Destacamos também a colaboração do Consórcio Intermunicipal Rides. 

 

A programação contou com dois momentos culturais que emocionaram muito o público presente: uma da gestora escolar Ariana Rodrigues de Oliveira, da Escola Municipal Maria Aparecida Brandão Vieira; e outra do maestro Tiago de Paula Pereira, no saxofone. 

 

Na oportunidade, inauguramos uma nova atividade no período da manhã, que foi o seminário temático, abordando o tema PDDE e BB Gestão Ágil.  

 

Para mais informações, confira os registros fotográficos e as nossas redes sociais! 

 

 

 

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim

Formação presencial Cecampe Sudeste em Carapicuíba-SP

 

 

 

 

 

 

 

Formação presencial Cecampe Sudeste UFU 2ª edição

 

A equipe do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste UFU), com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia-MG, promoverá mais uma edição da formação presencial "Caminhos Compartilhantes com o PDDE", desta vez em Carapicuíba-SP.

A formação é gratuita e ocorrerá no dia 08 de novembro de 2024, contando com uma programação imperdível! O evento é voltado para gestores/as educacionais do município e toda a região. Mesmo os/as profissionais mais experientes poderão aproveitar a formação para ampliar seus conhecimentos sobre o PDDE, sobretudo tendo em vista as mudanças recentes relacionadas à implantação do BB Ágil. Os/As participantes receberão certificado com carga horária de 8 horas.

Pela manhã, após a Mesa de abertura, teremos uma Mesa Dialogada com o tema "A gestão democrática, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas". Na sequência, teremos o Seminário Temático "PDDE sob o olhar das Políticas Públicas". Já no período da tarde, em grupos menores, as pessoas participantes terão a oportunidade de partilhar seus saberes, apresentar suas dúvidas e dialogar sobre suas experiências com o PDDE. Para mais detalhes, é importante acessar a programação, que foi planejada para ser interativa, com diferentes momentos de diálogos coletivos e muita partilha de aprendizado.

Durante toda a formação, serão feitos registros em fotos e vídeos para divulgação nos canais oficiais do Cecampe Sudeste UFU, em especial suas redes sociais.

Não perca essa oportunidade!

 

 

Data: 08 de novembro de 2024

Local: Estácio - Av. Francisco Pignatari, 630, Vila Gustavo Correia, Carapicuíba/SP

Horário: 7h30 às 17h

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim

5º ENCONTRO do Gepefe: Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas

 

 

 

 

 

 

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão, Financiamento da Educação e Equidade - Gepefe realizará seu terceiro encontro no dia 31 de outubro de 2024 , das 19h às 20h30 , e todas as pessoas interessadas poderão participar! 

 

O tema da discussão será “Educação Quilombola, epistemologias, contextos e práticas”  e a condução do debate está a cargo da Profa. Patrícia Rufino - UFES e do Prof. Wallace Linhares Júnior – UFES.

 

 

O encontro ocorrerá na modalidade virtual:

 

 

Para que o diálogo seja ainda mais potente, os/as participantes devem se preparar por meio da leitura prévia da seguinte bibliografia:

 

Bibliografia: ANDRADE, Patrícia Gomes Rufino. Sobre políticas do corpo negro feminino e territorialidades jongueiras no enfrentamento ao racismo. Farol, [S. l.], v. 17, n. 24, p. 80–93, 2021. DOI: 10.47456/rf.v17i24.36407.

 

Link de acesso à obra: CLIQUE AQUI!

 

 

 

Autoria de texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens/arte: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
Deverá ser exibido com um destaque na página inicial?: 
Sim